Trump culpa Hillary por capacidade nuclear da Coreia do Norte

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou nesta quarta-feira (20) a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o marido dela, o ex-presidente Bill Clinton, pela capacidade nuclear que a Coreia do Norte tem atualmente.

“Após permitir que a Coreia do Norte investigasse e construísse mísseis nucleares quando era secretária de Estado (Bill Clinton também), a ‘desonesta’ Hillary agora critica“, escreveu o republicano em sua habitual bateria de mensagens no Twitter ao longo da madrugada.

Além disso, Trump retuitou a mensagem de outro usuário que enfatizava “o cúmulo da hipocrisia”: “(Barack) Obama e (Hillary) Clinton, de fato, deram armas nucleares à Coreia do Norte com a sua política de apaziguamento”, disse o internauta.

Repetindo o apelido que deu a Hillary durante a corrida eleitoral (“desonesta”), Trump respondeu assim às críticas da ex-secretária de Estado em seu primeiro discurso na ONU ontem, no qual ameaçou “destruir totalmente” a Coreia do Norte se continuar com os testes nucleares.

No programa The Late Show with Stephen Colbert, Hillary Clinton considerou o pronunciamento do presidente “muito obscuro” e “perigoso”.

“Quando enfrentamos situações perigosas como a que está ocorrendo na Coreia do Norte, para deixar claro, a prioridade é ser sempre diplomático. Vemos isto como perigoso para nossos aliados, para a região e inclusive para o nosso país, pedimos a todas as nações que trabalhem conosco para encerrar a ameaça de Kim Jong-un. Não toleraremos nenhum ataque aos nossos aliados ou a nós”, opinou.

Ao estrear na Assembleia Geral da ONU, Trump alertou que não haverá outra opção a não ser “destruir totalmente” a Coreia do Norte caso o regime de Pyongyang continue a ameaçando outros países.

Em referência ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, o presidente americano acrescentou que “o Homem Míssil está em uma missão suicida para ele e para o seu regime”.

Após meses longe dos holofotes, Hillary Clinton reapareceu na mídia na semana passada para apresentar seu livro sobre a derrota eleitoral “What Happened” (“O que aconteceu”, em inglês).

Embora tenha falado mais do passado e do futuro que do presente na entrevista, Hillary se pronunciou de maneira crítica em relação ao discurso de Trump na ONU.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …