O Conselho de Segurança Nacional dos EUA apresentou ao presidente norte-americano Donald Trump um relatório sobre possíveis variantes de resposta de Washington à ameaça vinda da Coreia do Norte.
Entre as variantes apresentadas pelo CSN a Donald Trump, foi mencionada a possibilidade de deslocar armas nucleares dos EUA para a Coreia do Sul, informa o canal NBC, citando fontes da inteligência do Pentágono.
Os Estados Unidos retiraram todas suas armas nucleares da Coreia do Sul há 25 anos. Seu regresso ao país, provavelmente para a base aérea norte-americana de Osan, seria o primeiro movimento táctico nuclear dos EUA em território estrangeiro desde o fim da Guerra Fria.
Para além disso, o canal afirma que o relatório do CSN também inclui um plano de eliminação do líder norte-coreano, Kim Jong-un. O documento foi preparado para Donald Trump na véspera da visita de Xi Jinping aos EUA.
Como frisa a NBC, o plano pode ser implementado apenas caso a cooperação de Washington com Pequim para contenção da Coreia do Norte não funcione. Se esta contenção ocorrer, serão usados meios diplomáticos para negociar com Pyongyang.
Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, havia declarado que os EUA pretendem coordenar as suas ações com a China no que toca à Coreia do Norte, mas também não excluem a variante de decisões próprias.
O mês passado, um dia antes de sua chegada a Pequim para uma visita à China, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, afirmou que os Estados Unidos pretendiam coordenar suas acções com a China quanto à Coreia do Norte, mas que não excluíam a possibilidade de tomar decisões próprias.
As declarações de Tillerson surgiram depois de Donald Trum ter comentado em seu Twitter que “a Coreia do Norte se está comportando muito mal, estão brincando com os Estados Unidos há anos e a China pouco faz para ajudar“.
“Vou ser muito claro”, disse Tillerson, “nossa política de paciência estratégica acabou. Estamos explorando novas possibilidades no que diz respeito a segurança e diplomacia, e todas as opções estão em cima da mesa.