Tratamento com células-tronco mostra que é possível reverter o envelhecimento

Uma dos maiores sonhos humanos é atrasar (ou impedir) o envelhecimento e, mais importante ainda, viver mais anos com qualidade de vida. Por isso, não surpreende que um dos campos de pesquisa que mais crescem é o do uso de células-tronco para diminuir ou reverter os efeitos do envelhecimento.

Dois estudos clínicos diferentes envolvendo o mesmo transplante de célula-tronco mostraram como o método é seguro e eficiente. Os resultados dos dois estudos foram publicados na revista The Journals of Gerontology.

O foco dos estudos é no papel reversor de envelhecimento de um tipo de célula-tronco adulta chamada célula mesenquimatosa. Este é o primeiro tratamento com célula-tronco especificamente dirigido para combater a fragilidade causada pelo envelhecimento.

O primeiro teste envolveu 15 pacientes frágeis com idade média de 76 anos, e cada um recebeu infusões de células mesenquimatosas coletadas da medula óssea de doadores com idades entre 20 e 45 anos.

Seis meses depois, os pacientes mostraram melhora na qualidade de vida e condição física, além da diminuição de níveis de fator de necrose tumoral. Esses pacientes respiraram com maior facilidade e caminharam por maiores distâncias do que antes da aplicação.

Já o segundo teste foi duplo-cego com 30 pacientes com idade média de 78 anos, um estudo aleatório que envolveu um grupo placebo.

Aqueles que receberam uma infusão de células-tronco mostraram melhora pulmonar e habilidade de percorrer maiores distâncias à pé. Além de não notar efeitos colaterais, os pesquisadores consideraram as melhoras como “excepcionais”.

Os resultados foram observados rapidamente e se mantiveram por algum tempo. Os bons resultados foram observados três meses depois da infusão e também seis meses depois.

Potencial promissor para o envelhecimento

A preocupação primária dos dois estudos foi a segurança do método de células mesenquimatosas, mas a constatação de que ele também é muito eficaz trouxe muita animação para a comunidade científica. Os dois estudos abrem caminho para uma terceira pesquisa com as células.

Muitas pesquisas têm sido feitas para descobrir formas de tratar o envelhecimento, mas nenhuma até agora conseguiu uma liberação do Food and Drug Administation, agência que regulariza dos medicamentos nos Estados Unidos. O método das células-tronco adultas, porém, parece estar muito perto de conseguir essa liberação.

A terceira fase da pesquisa deve ser uma expansão dos testes clínicos, com 120 pacientes em 10 locais diferentes. Depois disso, um outro teste aleatório deve acontecer, e enfim a aprovação pelo FDA pode acontecer.

Esta terceira fase deve receber investimento da Longeveron, uma empresa de Miami fundada em 2014 especialista em terapia com células-tronco. Esta empresa deve produzir e distribuir as células-tronco caso o FDA aprove o tratamento.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu involuí um câncer na cabeça, depois que entendi que como funciona esse mecanismo: A mente entende por verdadeiro tudo o que pensares ou disseres. Então repita muitas,milhares de vezes o contrário. Ou ainda qdo vc não sabe o que tem , pense e repita que não terá. Então está claro que o cérebro controla nossa morte e o envelhecimento.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …