Tratamento com células-tronco mostra que é possível reverter o envelhecimento

Uma dos maiores sonhos humanos é atrasar (ou impedir) o envelhecimento e, mais importante ainda, viver mais anos com qualidade de vida. Por isso, não surpreende que um dos campos de pesquisa que mais crescem é o do uso de células-tronco para diminuir ou reverter os efeitos do envelhecimento.

Dois estudos clínicos diferentes envolvendo o mesmo transplante de célula-tronco mostraram como o método é seguro e eficiente. Os resultados dos dois estudos foram publicados na revista The Journals of Gerontology.

O foco dos estudos é no papel reversor de envelhecimento de um tipo de célula-tronco adulta chamada célula mesenquimatosa. Este é o primeiro tratamento com célula-tronco especificamente dirigido para combater a fragilidade causada pelo envelhecimento.

O primeiro teste envolveu 15 pacientes frágeis com idade média de 76 anos, e cada um recebeu infusões de células mesenquimatosas coletadas da medula óssea de doadores com idades entre 20 e 45 anos.

Seis meses depois, os pacientes mostraram melhora na qualidade de vida e condição física, além da diminuição de níveis de fator de necrose tumoral. Esses pacientes respiraram com maior facilidade e caminharam por maiores distâncias do que antes da aplicação.

Já o segundo teste foi duplo-cego com 30 pacientes com idade média de 78 anos, um estudo aleatório que envolveu um grupo placebo.

Aqueles que receberam uma infusão de células-tronco mostraram melhora pulmonar e habilidade de percorrer maiores distâncias à pé. Além de não notar efeitos colaterais, os pesquisadores consideraram as melhoras como “excepcionais”.

Os resultados foram observados rapidamente e se mantiveram por algum tempo. Os bons resultados foram observados três meses depois da infusão e também seis meses depois.

Potencial promissor para o envelhecimento

A preocupação primária dos dois estudos foi a segurança do método de células mesenquimatosas, mas a constatação de que ele também é muito eficaz trouxe muita animação para a comunidade científica. Os dois estudos abrem caminho para uma terceira pesquisa com as células.

Muitas pesquisas têm sido feitas para descobrir formas de tratar o envelhecimento, mas nenhuma até agora conseguiu uma liberação do Food and Drug Administation, agência que regulariza dos medicamentos nos Estados Unidos. O método das células-tronco adultas, porém, parece estar muito perto de conseguir essa liberação.

A terceira fase da pesquisa deve ser uma expansão dos testes clínicos, com 120 pacientes em 10 locais diferentes. Depois disso, um outro teste aleatório deve acontecer, e enfim a aprovação pelo FDA pode acontecer.

Esta terceira fase deve receber investimento da Longeveron, uma empresa de Miami fundada em 2014 especialista em terapia com células-tronco. Esta empresa deve produzir e distribuir as células-tronco caso o FDA aprove o tratamento.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu involuí um câncer na cabeça, depois que entendi que como funciona esse mecanismo: A mente entende por verdadeiro tudo o que pensares ou disseres. Então repita muitas,milhares de vezes o contrário. Ou ainda qdo vc não sabe o que tem , pense e repita que não terá. Então está claro que o cérebro controla nossa morte e o envelhecimento.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …