Tratamento com células-tronco mostra que é possível reverter o envelhecimento

Uma dos maiores sonhos humanos é atrasar (ou impedir) o envelhecimento e, mais importante ainda, viver mais anos com qualidade de vida. Por isso, não surpreende que um dos campos de pesquisa que mais crescem é o do uso de células-tronco para diminuir ou reverter os efeitos do envelhecimento.

Dois estudos clínicos diferentes envolvendo o mesmo transplante de célula-tronco mostraram como o método é seguro e eficiente. Os resultados dos dois estudos foram publicados na revista The Journals of Gerontology.

O foco dos estudos é no papel reversor de envelhecimento de um tipo de célula-tronco adulta chamada célula mesenquimatosa. Este é o primeiro tratamento com célula-tronco especificamente dirigido para combater a fragilidade causada pelo envelhecimento.

O primeiro teste envolveu 15 pacientes frágeis com idade média de 76 anos, e cada um recebeu infusões de células mesenquimatosas coletadas da medula óssea de doadores com idades entre 20 e 45 anos.

Seis meses depois, os pacientes mostraram melhora na qualidade de vida e condição física, além da diminuição de níveis de fator de necrose tumoral. Esses pacientes respiraram com maior facilidade e caminharam por maiores distâncias do que antes da aplicação.

Já o segundo teste foi duplo-cego com 30 pacientes com idade média de 78 anos, um estudo aleatório que envolveu um grupo placebo.

Aqueles que receberam uma infusão de células-tronco mostraram melhora pulmonar e habilidade de percorrer maiores distâncias à pé. Além de não notar efeitos colaterais, os pesquisadores consideraram as melhoras como “excepcionais”.

Os resultados foram observados rapidamente e se mantiveram por algum tempo. Os bons resultados foram observados três meses depois da infusão e também seis meses depois.

Potencial promissor para o envelhecimento

A preocupação primária dos dois estudos foi a segurança do método de células mesenquimatosas, mas a constatação de que ele também é muito eficaz trouxe muita animação para a comunidade científica. Os dois estudos abrem caminho para uma terceira pesquisa com as células.

Muitas pesquisas têm sido feitas para descobrir formas de tratar o envelhecimento, mas nenhuma até agora conseguiu uma liberação do Food and Drug Administation, agência que regulariza dos medicamentos nos Estados Unidos. O método das células-tronco adultas, porém, parece estar muito perto de conseguir essa liberação.

A terceira fase da pesquisa deve ser uma expansão dos testes clínicos, com 120 pacientes em 10 locais diferentes. Depois disso, um outro teste aleatório deve acontecer, e enfim a aprovação pelo FDA pode acontecer.

Esta terceira fase deve receber investimento da Longeveron, uma empresa de Miami fundada em 2014 especialista em terapia com células-tronco. Esta empresa deve produzir e distribuir as células-tronco caso o FDA aprove o tratamento.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu involuí um câncer na cabeça, depois que entendi que como funciona esse mecanismo: A mente entende por verdadeiro tudo o que pensares ou disseres. Então repita muitas,milhares de vezes o contrário. Ou ainda qdo vc não sabe o que tem , pense e repita que não terá. Então está claro que o cérebro controla nossa morte e o envelhecimento.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa

Mais da metade dos brasileiros entrevistados por uma pesquisa declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, em índice superior à média dos 30 países e territórios pesquisados. Segundo pesquisa do …

Senado oficializa criação da CPI da Pandemia

Presidente do Senado diz que foco deve estar nas ações e omissões do governo federal e no repasse de recursos da União para estados e municípios. STF julgará determinação do ministro Barroso que ordenou abertura …

Bernie Madoff, maior golpista da história, morre em prisão norte-americana, diz relato

Bernard Madoff, o ex-financista que realizou a maior fraude de investimento na história dos Estados Unidos, morreu aos 82 anos de idade, de acordo com relatos da mídia. Em 2009, o notório financista recebeu uma sentença …

Salvator Mundi, obra mais cara de Da Vinci avaliada em R$2,6 bi, é vista em iate de príncipe

A obra de arte mais cara do mundo é ‘Salvator Mundi’, atribuída a Leonardo da Vinci. Com valor estimado em mais de 400 milhões de dólares ou superior aos 2,6 bilhões de reais, seu paradeiro …

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …