Dawn Ashley / Flickr

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um dispositivo que permite detectar o estado emocional de uma pessoa através de sinais wireless.
De acordo com os cientistas do MIT, o “EQ-Radio” envia sinais wireless para o corpo humano, que depois são refletidos – sendo, assim, capazes de medir o comportamento humano com base no batimento cardíaco e nas mudanças no ritmo respiratório.
“Só de observar como as pessoas respiram e como seus corações batem em diferentes estados emocionais, podemos analisar o batimento cardíaco de uma pessoa aleatória e detectar suas emoções”, adiantou o cientista Mingmin Zhao.
Os pesquisadores garantem que o dispositivo tem 87% de precisão ao analisar se determinada pessoa está animada, feliz, irritada ou triste.
A líder do projeto, Dina Katabi, prevê que o sistema seja utilizado pela indústria do cinema ou da publicidade, antecipando a reação dos espectadores em tempo real.
Outra utilização poderá ser, por exemplo, o ajustamento da temperatura numa casa, de acordo com a disposição da pessoa, ou em função da necessidade de cuidados especiais de saúde.
“Os sinais wireless podem identificar informações sobre o comportamento humano que nem sempre são visíveis a olho nu. Acreditamos que nossos resultados possam abrir caminho para futuras tecnologias que poderão ajudar a monitorar e diagnosticar doenças como depressão e ansiedade”, afirmou Katabi.
A equipe do MIT pretende apresentar o projeto na Conferência Internacional de Computação Móvel e Networking (MobiCom),em outubro.
BZR, ZAP