Hacker que delatou Chelsea Manning é encontrado morto

(dr) Don Halasy

O hacker Adrian Lamo em 2004

Adrian Lamo, o hacker que delatou a ex-soldado Chelsea Manning em 2010 por ter entregado milhares de documentos ao portal WikiLeaks, foi encontrado morto em um apartamento na quarta-feira passada, segundo informaram neste sábado meios de comunicação locais.

“Não há nada suspeito sobre sua morte”, disse um agente da polícia de Wichita, no Kansas, Estados Unidos, ao jornal local The Wichita Eagle.

Lamo delatou Manning às autoridades americanas depois que a ex-soldado lhe revelou que tinha em mãos centenas de milhares de documentos confidenciais e segredos dos Estados Unidos e que planejava revelá-los através do WikiLeaks.

Nascido em Boston de pai colombiano e mãe americana, Lamo ficou famoso no início da década passada como o hacker que entrou no “The New York Times”, Microsoft, Yahoo e outras grandes empresas. Em 2004 se declarou culpado dessas invasões e foi condenado a seis meses de prisão domiciliar.

Quando ganhou fama pelo caso de Manning, Lamo reconheceu que sofria da síndrome de Asperger, uma forma de autismo, e que esteve internado em instituições psiquiátricas. É considerado o segundo hacker mais famoso do mundo, após Kevin Mitnick.

Após ser denunciada por Lamo, Chelsea Manning, uma transexual que antes era conhecida como Bradley Manning, foi detida em uma prisão militar e em 2013 foi declarada culpada do maior vazamento de documentos confidenciais na história dos EUA e sentenciada a 35 anos de prisão.

Em janeiro de 2017, o então presidente Barack Obama comutou a condenação de Manning pelo tempo cumprido e em maio foi libertada da prisão militar do Kansas na qual cumpria sua pena.

As autoridades de Wichita não informaram ainda a causa da morte de Lamo, que, segundo sua amiga Lorena Murphy, vivia em Wichita há mais de um ano. Adrian era conhecido como o “homeless hacker“, por estar sempre trocando de apartamento. “Adrian sempre estava sem casa ou a ponto de perdê-la, e movia-se muito” pelo país, disse Murphy.

O delator de Manning tinha muitos admiradores e não menos inimigos. Segundo Murphy, recebia regularmente ameaças de morte, embora a polícia local não suspeite que tenha sido assassinado.

Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian” em 2011, Lamo disse que lamentaria muito se Manning recebesse uma longa pena de prisão e que pensava na ex-soldado “a cada dia”. “A decisão de delatá-la não foi uma que eu decidi tomar, mas caiu em cima de mim”, afirmou então Lamo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …