Hacker que delatou Chelsea Manning é encontrado morto

(dr) Don Halasy

O hacker Adrian Lamo em 2004

Adrian Lamo, o hacker que delatou a ex-soldado Chelsea Manning em 2010 por ter entregado milhares de documentos ao portal WikiLeaks, foi encontrado morto em um apartamento na quarta-feira passada, segundo informaram neste sábado meios de comunicação locais.

“Não há nada suspeito sobre sua morte”, disse um agente da polícia de Wichita, no Kansas, Estados Unidos, ao jornal local The Wichita Eagle.

Lamo delatou Manning às autoridades americanas depois que a ex-soldado lhe revelou que tinha em mãos centenas de milhares de documentos confidenciais e segredos dos Estados Unidos e que planejava revelá-los através do WikiLeaks.

Nascido em Boston de pai colombiano e mãe americana, Lamo ficou famoso no início da década passada como o hacker que entrou no “The New York Times”, Microsoft, Yahoo e outras grandes empresas. Em 2004 se declarou culpado dessas invasões e foi condenado a seis meses de prisão domiciliar.

Quando ganhou fama pelo caso de Manning, Lamo reconheceu que sofria da síndrome de Asperger, uma forma de autismo, e que esteve internado em instituições psiquiátricas. É considerado o segundo hacker mais famoso do mundo, após Kevin Mitnick.

Após ser denunciada por Lamo, Chelsea Manning, uma transexual que antes era conhecida como Bradley Manning, foi detida em uma prisão militar e em 2013 foi declarada culpada do maior vazamento de documentos confidenciais na história dos EUA e sentenciada a 35 anos de prisão.

Em janeiro de 2017, o então presidente Barack Obama comutou a condenação de Manning pelo tempo cumprido e em maio foi libertada da prisão militar do Kansas na qual cumpria sua pena.

As autoridades de Wichita não informaram ainda a causa da morte de Lamo, que, segundo sua amiga Lorena Murphy, vivia em Wichita há mais de um ano. Adrian era conhecido como o “homeless hacker“, por estar sempre trocando de apartamento. “Adrian sempre estava sem casa ou a ponto de perdê-la, e movia-se muito” pelo país, disse Murphy.

O delator de Manning tinha muitos admiradores e não menos inimigos. Segundo Murphy, recebia regularmente ameaças de morte, embora a polícia local não suspeite que tenha sido assassinado.

Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian” em 2011, Lamo disse que lamentaria muito se Manning recebesse uma longa pena de prisão e que pensava na ex-soldado “a cada dia”. “A decisão de delatá-la não foi uma que eu decidi tomar, mas caiu em cima de mim”, afirmou então Lamo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …