Rio canadense desaparece em quatro dias por causa do aquecimento global

Mbochart / wikimedia

Foz do rio Slims no Lago Kluane antes de ter ficado sem água, devido ao aquecimento global

Foz do rio Slims no Lago Kluane antes de ter ficado sem água, devido ao aquecimento global

Em apenas quatro dias, a água do rio Slims, no Canadá, evaporou completamente, desviando-se para o canal de outro rio. É o primeiro caso de “pirataria fluvial” da era moderna e a culpa é do aquecimento global.

As conclusões são expostas por uma equipe de pesquisadores em um artigo publicado na revista Nature Geoscience, onde explicam que a água do rio Slims começou a escoar para outro rio devido à alta nas temperaturas e depois de um glaciar ter derretido mais depressa do que o habitual.

O fenômeno aconteceu na Primavera de 2016 e a mudança repentina verificou-se entre os dias 26 e 29 de maio.

Efeito dramático do aquecimento global

O rio Slims chegou a ter 150 metros na sua parte mais larga e confluía com o rio Yukón, no Alaska, que se estende até ao Mar de Bering, no extremo norte do Oceano Pacífico. A água desviou-se do seu curso para o canal do rio Alsek que desemboca no sul do Pacífico.

O Slims ficou praticamente seco, enquanto o Alsek tem agora um caudal 60 a 70 vezes maior que antes.

A causa do desvio da água teria sido o fato de o glaciar Kaskawulsh, um dos maiores do Yukón, situado no noroeste do Canadá, ter derretido mais depressa do que o habitual, devido ao aumento nas temperaturas.

“Fomos para a área com a intenção de continuar as nossas medições no rio Slims, mas encontramos o seu leito mais ou menos seco. O topo delta que tínhamos navegado em um pequeno barco era, então, uma tempestade de poeira. Em termos de mudança de paisagem, foi incrivelmente dramático“, explica ao The Guardian James Best, geólogo da Universidade do Illinois, nos EUA, e um dos autores do artigo na Nature Geoscience.

“A cada dia, podíamos ver o nível da água descer“, acrescenta no jornal outro pesquisador envolvido na pesquisa, Dan Shugar, geo-cientista da Universidade Washington Tacoma, também nos EUA.

Os pesquisadores usaram então drones para investigar o que estava acontecendo no outro vale, que é menos acessível.

“Descobrimos que toda a água que saía da frente do glaciar, em vez de ser dividida pelos dois rios, estava indo apenas para um“, explica Best.

Os cientistas acreditam que é uma transformação permanente e destacam que se trata de um exemplo preocupante dos reflexos dramáticos do aquecimento global no nosso planeta.

Primeiro caso de “pirataria fluvial” da era moderna

Este tipo de evento, ou seja, uma situação em que a água muda, repentinamente, de curso, já foi descrito como tendo ocorrido há milhares de anos devido a mudanças nas placas tectônicas e a erosões.

Mas o caso do Slims é encarado como o primeiro caso de “pirataria fluvial” da era moderna provocado por mudanças climáticas antropogênicas, isto é, causadas pelo homem.

Uma análise estatística que acompanha o artigo considera que há “99.5%” de chance de que o desvio súbito da água tenha ocorrido “devido ao aquecimento durante a era industrial”, diz Best.

O desaparecimento do rio Slims já está provocando profundos impactos no ecossistema da região, tendo levado à drástica diminuição do nível de água do Lago Kluane.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …