O excesso de água que inunda os oceanos, devido ao aquecimento global que acelera o derretimento de camadas de gelo e glaciares, está pressionando o fundo do mar com o peso adicional, fazendo com que afunde.
A conclusão é de um novo estudo feito por cientistas da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, e da Universidade da Tasmânia, em Hobart, na Austrália, que foi publicado no Geophysical Research Letters.
Desta forma, as estimativas que têm sido feitas desde 1993, com as previsões quanto ao aumento do nível do mar, podem estar incorretas, já que recuo do fundo do mar deveria ser levado em consideração.
A pesquisa se focou sobre como o fundo do mar pode ter mudado entre 1993 e 2014, considerando a quantidade de água acrescentada ao oceano em virtude do derretimento de camadas de gelo. Este fator nunca tinha sido contabilizado em pesquisas anteriores, asseguram os cientistas.
Analisando “as aproximações da perda de massa em terra, como o gelo derretido e drenado para os oceanos”, em comparação com “as estimativas de mudanças no volume do mar”, os pesquisadores “descobriram que em todo o mundo, há duas décadas, as bacias oceânicas deformaram uma média de 0,004 polegadas (0,1 milímetros) por ano, com uma deformação total de 0,08 polegadas (2 mm)”, cita o Live Science.
Entretanto, os níveis não são uniformes em todo o oceano e “a quantidade de afundamento em determinadas partes do fundo do mar, pode ser significativamente mais elevada“. No Oceano Árctico, atinge 1 milímetro por ano e cerca de 20 milímetros no total da duas décadas.
Ciberia // ZAP
segundo meus conhecimentos foram aprofundados pelos Alien benevolentes justamente para evitar algum tipo de tisuname , por conta do derretimento do gelo polar. Aquecimento global é uma farsa.