Em repartição pública, brasileiro é agredido com “mata-leão” por policial português

A Guarda Nacional Republicana portuguesa (GNR) investiga o comportamento de um militar que agrediu com um “mata-leão” um cidadão brasileiro que gravava um vídeo com o celular em uma repartição pública na cidade de Montijo (distante cerca de 30 quilômetros de Lisboa). Na gravação, o homem reclamava do serviço prestado no local. O episódio ocorreu ontem (9) à tarde.

As imagens foram registradas pelo próprio agredido. O brasileiro, que se chama Jair Costa, estaria transmitindo a filmagem ao vivo pelo Facebook, reclamando do serviço da repartição de Finanças (autoridade tributária e aduaneira do país europeu), onde tinha ido para resolver questões relacionadas com o Imposto de Renda no país.

Ao lado dele, no balcão, estava um militar da GNR fora de serviço que deu ordem de prisão a Jair Costa.

No vídeo, é possível ver o policial imobilizar o brasileiro pelo pescoço, que acabou ficando inconsciente. A chave de braço é conhecida por provocar a asfixia e Jair só teria recuperado a consciência depois de receber palmadas no rosto, sendo detido em seguida.

“Tenha calma“, alguém diz no vídeo e também é possível ouvir Jair Costa garantindo ao policial que não estava filmando a ação.

A GNR anunciou que vai abrir um processo de inquérito para averiguar as circunstâncias da prisão, destacando que Jair Costa “se encontrava com uma atitude imprópria e ofensiva para com os funcionários” da repartição pública.

O militar visado continua ativo porque “a abertura de um inquérito interno não implica que seja suspenso de funções”, conforme explica ao jornal português Expresso uma fonte oficial da GNR.

Entretanto, outro veículo de comunicação português, a SIC Notícias, afirma que Jair Costa irá a tribunal nesta quarta-feira, com base nos crimes de desobediência e de coação a um funcionário público.

Associação espera que militar receba “louvor público”

A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) comentou o caso, destacando esperar que os fatos sejam investigados “sem preconceitos e à luz de uma isenta interpretação da Lei”, conforme comunicado enviado à Agência Lusa.

A associação defende que os militares da GNR, em serviço ou não, são “obrigados a recorrer ao uso da força quando se revele legítimo, necessário, adequado e proporcional ao objetivo visado”.

“A ASPIG espera que o ato alegadamente praticado pelo militar não tenha extravasado os limites legais e que a sua conduta, atendendo à sua determinação em fazer valer os direitos dos cidadãos, mereça, isso sim, público louvor”, conclui a ASPIG.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …