Ex-inspetor policial português diz que Madeleine McCann “foi congelada e depois cremada”

Waerfelu / Wikimedia

-

Gonçalo Amaral, o ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) que foi afastado da investigação do caso do desaparecimento da inglesa Madeleine McCann, voltou ao local do crime para apresentar novas revelações sobre o sumiço da menina britânica, em 2007.

O inspetor, que foi o primeiro responsável pela investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann em 3 de Maio de 2007, voltou à Praia da Luz, ao Ocean Club, no Algarve (região sul de Portugal), ao apartamento onde a criança, então com 3 anos, teria sido vista pela última vez, no âmbito de uma reportagem da CMTV.

Gonçalo Amaral fala abertamente de várias contradições do caso e defende a teoria da morte acidental de Madeleine, já cogitada por uma especialista criminal que fala em “negligência e medicação” alegadamente dada pelos pais.

O inspetor acredita que Kate e Gerry McCann são culpados da morte da criança e de ocultação de cadáver. Ele defende que a menina morreu no apartamento, de forma acidental, e que depois, os pais esconderam o corpo em uma arca frigorífica.

Amaral lembra, neste sentido, que os cães da polícia britânica encontraram o odor do cadáver e a sangue dentro do apartamento e de um carro usado pelo casal.

A seguir, de acordo com a versão que o ex-inspetor apresenta na CMTV, os McCann teriam cremado a criança escondida no caixão de outra mulher britânica. A possível cremação teria ocorrido em uma igreja local, onde os pais de Madeleine foram vistos rezando por várias vezes, dias depois do desaparecimento.

O ex-inspetor relata “informações” de que “três figuras” foram vistas entrando na igreja “por uma porta lateral” durante a noite.

“Eles tinham uma caixa e estava para acontecer uma cremação de uma mulher britânica. É possível que os restos da criança estivessem nessa caixa e que tenham sido cremados também”, sustenta Amaral, destacando que “os pais tinham a chave da igreja”.

O ex-coordenador da PJ, que foi afastado do caso ao sexto mês de investigação, relata também as pressões políticas de que a sua equipe foi alvo.

“Houve grande pressão política”, aponta ele, lembrando que a PJ, o Ministério Público e o governo português se sentiram “intimidados” pela pressão das autoridades do Reino Unido.

A teoria de Amaral é que o fato de o casal pertencer à “classe média/alta britânica” e de “os britânicos não gostarem que seus doutores façam porcaria no estrangeiro e que sejam condenados por isso”, tenha motivado uma suposta intervenção do próprio governo do Reino Unido na defesa dos McCann.

“Não se descarta um quadro superior da polícia para se defender um casal que é suspeito e que continua a ser, atualmente, suspeito de qualquer coisa, no mínimo de negligência na guarda dos filhos”, constata o ex-inspector.

Amaral nota ainda que “oito crianças dormiam sozinhas nos apartamentos”, destacando que “há crime de todos os casais” e não apenas dos McCann.

No último fim de semana, durante uma entrevista à BBC, no âmbito do 10º aniversário do desaparecimento de Madeleine, os McCann anunciaram que vão recorrer à justiça europeia contra Gonçalo Amaral, no âmbito da decisão do Supremo Tribunal de Justiça português que revogou a sentença que obrigava o ex-inspetor a pagar 500 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão) ao casal por causa do livro “Maddie: A verdade da mentira”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …