Ex-inspetor policial português diz que Madeleine McCann “foi congelada e depois cremada”

Waerfelu / Wikimedia

-

Gonçalo Amaral, o ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) que foi afastado da investigação do caso do desaparecimento da inglesa Madeleine McCann, voltou ao local do crime para apresentar novas revelações sobre o sumiço da menina britânica, em 2007.

O inspetor, que foi o primeiro responsável pela investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann em 3 de Maio de 2007, voltou à Praia da Luz, ao Ocean Club, no Algarve (região sul de Portugal), ao apartamento onde a criança, então com 3 anos, teria sido vista pela última vez, no âmbito de uma reportagem da CMTV.

Gonçalo Amaral fala abertamente de várias contradições do caso e defende a teoria da morte acidental de Madeleine, já cogitada por uma especialista criminal que fala em “negligência e medicação” alegadamente dada pelos pais.

O inspetor acredita que Kate e Gerry McCann são culpados da morte da criança e de ocultação de cadáver. Ele defende que a menina morreu no apartamento, de forma acidental, e que depois, os pais esconderam o corpo em uma arca frigorífica.

Amaral lembra, neste sentido, que os cães da polícia britânica encontraram o odor do cadáver e a sangue dentro do apartamento e de um carro usado pelo casal.

A seguir, de acordo com a versão que o ex-inspetor apresenta na CMTV, os McCann teriam cremado a criança escondida no caixão de outra mulher britânica. A possível cremação teria ocorrido em uma igreja local, onde os pais de Madeleine foram vistos rezando por várias vezes, dias depois do desaparecimento.

O ex-inspetor relata “informações” de que “três figuras” foram vistas entrando na igreja “por uma porta lateral” durante a noite.

“Eles tinham uma caixa e estava para acontecer uma cremação de uma mulher britânica. É possível que os restos da criança estivessem nessa caixa e que tenham sido cremados também”, sustenta Amaral, destacando que “os pais tinham a chave da igreja”.

O ex-coordenador da PJ, que foi afastado do caso ao sexto mês de investigação, relata também as pressões políticas de que a sua equipe foi alvo.

“Houve grande pressão política”, aponta ele, lembrando que a PJ, o Ministério Público e o governo português se sentiram “intimidados” pela pressão das autoridades do Reino Unido.

A teoria de Amaral é que o fato de o casal pertencer à “classe média/alta britânica” e de “os britânicos não gostarem que seus doutores façam porcaria no estrangeiro e que sejam condenados por isso”, tenha motivado uma suposta intervenção do próprio governo do Reino Unido na defesa dos McCann.

“Não se descarta um quadro superior da polícia para se defender um casal que é suspeito e que continua a ser, atualmente, suspeito de qualquer coisa, no mínimo de negligência na guarda dos filhos”, constata o ex-inspector.

Amaral nota ainda que “oito crianças dormiam sozinhas nos apartamentos”, destacando que “há crime de todos os casais” e não apenas dos McCann.

No último fim de semana, durante uma entrevista à BBC, no âmbito do 10º aniversário do desaparecimento de Madeleine, os McCann anunciaram que vão recorrer à justiça europeia contra Gonçalo Amaral, no âmbito da decisão do Supremo Tribunal de Justiça português que revogou a sentença que obrigava o ex-inspetor a pagar 500 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão) ao casal por causa do livro “Maddie: A verdade da mentira”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …