Daesh usa imagem de presidente português em vídeo de propaganda

(dr) presidencia.pt

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa na visita a Marrocos, onde foi recebido pelo Rei Mohamed VI - foto que foi usada no vídeo do Daesh

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa na visita a Marrocos, onde foi recebido pelo Rei Mohamed VI – foto que foi usada no vídeo do Daesh

A imagem do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa com o rei de Marrocos foi utilizada pelo grupo terrorista em mais um dos seus vídeos de propaganda.

Uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita oficial a Marrocos, está a ser utilizada num vídeo de propaganda do Estado Islâmico, revela essa terça-feira (11) o Diário de Notícias.

A imagem, captada em junho deste ano, mostra o Presidente da República de Portugal ao lado do rei de Marrocos, Mohammed VI, no momento em que o condecora com a Ordem de Santiago.

Segundo o DN, o caso foi tornado público essa segunda-feira (10) por Nuno Rogeiro, comentador e perito em assuntos de segurança internacional, numa conferência sobre “Estratégias de comunicação em contexto de terrorismo”, que contou com a presença de altos dirigentes dos serviços secretos portugueses e de vários outros países.

O vídeo começa por tentar mostrar uma juventude do Daesh “bem formada, bem preparada em escolas e mesquitas”, e com “uma moral superior” aos jovens de países árabes e islâmicos “corruptos”.

De seguida, seguem-se as imagens “contra os dirigentes ‘pseudo-islâmicos’ que se vergam ao Ocidente e são seus serventes”, explicou Rogeiro. É nesse momento que aparece o rei de Marrocos.

Uma lupa é colocada sobre o peito de Mohammed VI para destacar a condecoração dada por Marcelo que, para os terroristas, é visto como uma falta de vergonha dos “líderes ditos muçulmanos” que mostram “prémios e condecorações dados por infiéis”.

“O verdadeiro islã não esquecerá esses atos”, se ouve no final do vídeo.

Fonte oficial do presidente português confirmou ao DN que já está informado do caso e que “as autoridades competentes tomaram conta do assunto“.

De acordo com as informações apuradas pelo DN, a situação foi avaliada pelos serviços de informações, que concluíram que o “alvo” dos extremistas não era Marcelo mas antes o rei marroquino.

Marcelo diz que o vídeo não é “nada de novo”

Entretanto, o presidente português afirmou que o uso por parte dos extremistas de sua imagem num vídeo de propaganda não representa “nada de novo” em matéria de segurança.

“Já apareceu há um mês e tal, não tem problema nenhum. Não é nada de novo que não se soubesse, e portanto a segurança dos portugueses continua igualmente garantida”, vincou o chefe de Estado.

“Se digo que não há nada de novo em matéria de segurança, não há nenhuma medida a tomar“, disse Marcelo Rebelo de Sousa sobre o tema.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …