Daesh usa imagem de presidente português em vídeo de propaganda

(dr) presidencia.pt

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa na visita a Marrocos, onde foi recebido pelo Rei Mohamed VI - foto que foi usada no vídeo do Daesh

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa na visita a Marrocos, onde foi recebido pelo Rei Mohamed VI – foto que foi usada no vídeo do Daesh

A imagem do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa com o rei de Marrocos foi utilizada pelo grupo terrorista em mais um dos seus vídeos de propaganda.

Uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita oficial a Marrocos, está a ser utilizada num vídeo de propaganda do Estado Islâmico, revela essa terça-feira (11) o Diário de Notícias.

A imagem, captada em junho deste ano, mostra o Presidente da República de Portugal ao lado do rei de Marrocos, Mohammed VI, no momento em que o condecora com a Ordem de Santiago.

Segundo o DN, o caso foi tornado público essa segunda-feira (10) por Nuno Rogeiro, comentador e perito em assuntos de segurança internacional, numa conferência sobre “Estratégias de comunicação em contexto de terrorismo”, que contou com a presença de altos dirigentes dos serviços secretos portugueses e de vários outros países.

O vídeo começa por tentar mostrar uma juventude do Daesh “bem formada, bem preparada em escolas e mesquitas”, e com “uma moral superior” aos jovens de países árabes e islâmicos “corruptos”.

De seguida, seguem-se as imagens “contra os dirigentes ‘pseudo-islâmicos’ que se vergam ao Ocidente e são seus serventes”, explicou Rogeiro. É nesse momento que aparece o rei de Marrocos.

Uma lupa é colocada sobre o peito de Mohammed VI para destacar a condecoração dada por Marcelo que, para os terroristas, é visto como uma falta de vergonha dos “líderes ditos muçulmanos” que mostram “prémios e condecorações dados por infiéis”.

“O verdadeiro islã não esquecerá esses atos”, se ouve no final do vídeo.

Fonte oficial do presidente português confirmou ao DN que já está informado do caso e que “as autoridades competentes tomaram conta do assunto“.

De acordo com as informações apuradas pelo DN, a situação foi avaliada pelos serviços de informações, que concluíram que o “alvo” dos extremistas não era Marcelo mas antes o rei marroquino.

Marcelo diz que o vídeo não é “nada de novo”

Entretanto, o presidente português afirmou que o uso por parte dos extremistas de sua imagem num vídeo de propaganda não representa “nada de novo” em matéria de segurança.

“Já apareceu há um mês e tal, não tem problema nenhum. Não é nada de novo que não se soubesse, e portanto a segurança dos portugueses continua igualmente garantida”, vincou o chefe de Estado.

“Se digo que não há nada de novo em matéria de segurança, não há nenhuma medida a tomar“, disse Marcelo Rebelo de Sousa sobre o tema.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

"Não comemorei ou me orgulhei de ter banido Trump do Twitter", diz Jack Dorsey

Em uma série de tuítes, Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter, defendeu o banimento de Donald Trump da rede social na última sexta-feira (8). Segundo o executivo, essa foi a medida certa para a …

EUA adicionam Xiaomi e mais 8 empresas chinesas à lista de companhias ligadas a militares

Departamento de Defesa dos EUA lista Xiaomi e mais oito empresas por ligações com militares chineses. Para analistas, a listagem é um "frenesi final" do governo Trump em sua campanha anti-China. Na quinta-feira (14), o Departamento …

Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano

Entre as 100 maiores corporações transnacionais que operam nos oceanos mundo afora, a Petrobras aparece em segundo lugar. A lista, divulgada nesta quarta-feira (13/01), é parte de uma pesquisa publicada na renomada revista Science Advances, …

Estudo detecta pela 1ª vez em que resulta colisão de 3 buracos negros

Um novo estudo da agência espacial norte-americana NASA revela novas informações sobre o que acontece após colisões entre três buracos negros supermassivos. Com a ajuda do Observatório de Raios X Chandra, da NASA, e vários outros …