Em repartição pública, brasileiro é agredido com “mata-leão” por policial português

A Guarda Nacional Republicana portuguesa (GNR) investiga o comportamento de um militar que agrediu com um “mata-leão” um cidadão brasileiro que gravava um vídeo com o celular em uma repartição pública na cidade de Montijo (distante cerca de 30 quilômetros de Lisboa). Na gravação, o homem reclamava do serviço prestado no local. O episódio ocorreu ontem (9) à tarde.

As imagens foram registradas pelo próprio agredido. O brasileiro, que se chama Jair Costa, estaria transmitindo a filmagem ao vivo pelo Facebook, reclamando do serviço da repartição de Finanças (autoridade tributária e aduaneira do país europeu), onde tinha ido para resolver questões relacionadas com o Imposto de Renda no país.

Ao lado dele, no balcão, estava um militar da GNR fora de serviço que deu ordem de prisão a Jair Costa.

No vídeo, é possível ver o policial imobilizar o brasileiro pelo pescoço, que acabou ficando inconsciente. A chave de braço é conhecida por provocar a asfixia e Jair só teria recuperado a consciência depois de receber palmadas no rosto, sendo detido em seguida.

“Tenha calma“, alguém diz no vídeo e também é possível ouvir Jair Costa garantindo ao policial que não estava filmando a ação.

A GNR anunciou que vai abrir um processo de inquérito para averiguar as circunstâncias da prisão, destacando que Jair Costa “se encontrava com uma atitude imprópria e ofensiva para com os funcionários” da repartição pública.

O militar visado continua ativo porque “a abertura de um inquérito interno não implica que seja suspenso de funções”, conforme explica ao jornal português Expresso uma fonte oficial da GNR.

Entretanto, outro veículo de comunicação português, a SIC Notícias, afirma que Jair Costa irá a tribunal nesta quarta-feira, com base nos crimes de desobediência e de coação a um funcionário público.

Associação espera que militar receba “louvor público”

A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) comentou o caso, destacando esperar que os fatos sejam investigados “sem preconceitos e à luz de uma isenta interpretação da Lei”, conforme comunicado enviado à Agência Lusa.

A associação defende que os militares da GNR, em serviço ou não, são “obrigados a recorrer ao uso da força quando se revele legítimo, necessário, adequado e proporcional ao objetivo visado”.

“A ASPIG espera que o ato alegadamente praticado pelo militar não tenha extravasado os limites legais e que a sua conduta, atendendo à sua determinação em fazer valer os direitos dos cidadãos, mereça, isso sim, público louvor”, conclui a ASPIG.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …