Praticamente qualquer brasileiro já ouviu o nome dela: Maria da Penha é um ícone no combate à violência contra a mulher no país. E agora pode ser indicada a prêmio Nobel da Paz 2017.
Esta cearense de Fortaleza sobreviveu a duas tentativas de assassinato resultantes de um relacionamento abusivo. Numa delas, foi atingida por um tiro de espingarda enquanto dormia e ficou paraplégica.
Mas hoje Maria da Penha serve de inspiração para que outras mulheres tenham coragem para denunciar parceiros agressivos.
Com coragem e obstinação, Maria da Penha levou o ex-marido à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Por isso mesmo, a lei que combate a violência doméstica ganhou o seu nome.
Durante uma sessão solene no Congresso Nacional em homenagem aos 10 anos da lei, completados em agosto, o nome da cearense foi sugerido para indicação ao Prêmio Nobel da Paz 2017.
Se for confirmado, em fevereiro Maria da Penha estará entre os nomes indicados à premiação, que inspira pessoas ao redor do mundo. Os vencedores do prêmio são conhecidos anualmente em outubro, em cerimônia realizada na Noruega.
// Hypeness