Engenheiro demitido do Google por sexismo ganha emprego na WikiLeaks

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

A opinião de um funcionário do Google sobre as políticas de diversidade de gênero da empresa têm provocado polêmica internamente – e agora também do lado de fora. Um comunicado interno escrito por um engenheiro de software argumenta que a ausência de mulheres nos altos cargos de tecnologia ocorre por “diferenças biológicas” entre homens e mulheres.

“Precisamos parar de achar que as lacunas de gênero ocorrem por sexismo”, escreveu em um documento que foi bastante criticado, mas que, segundo o autor, recebeu “muitas mensagens privadas” de apoio por colegas do Google.

Quem o apoia publicamente é Julian Assange, o polêmico fundador do site WikiLeaks que critica a Google, notando, em uma publicação no Twitter, que “a censura é para os perdedores” e oferecendo emprego ao engenheiro despedido.

Assange está refugiado na Embaixada do Equador, em Londres, há cinco anos, tentando evitar a extradição para os EUA, onde é acusado de espionagem, e depois de ter enfrentado um pedido de extradição para a Suécia, entretanto retirado, no âmbito de uma acusação de violação sexual.

“Não nos representa”

Publicado em um fórum de discussão interna, o artigo escrito pelo funcionário foi divulgado na íntegra em inglês pelo site de tecnologia Gizmodo. No texto, ele argumenta que “as habilidades de homens e mulheres são diferentes em parte devido a causas biológicas, e que essas diferenças podem explicar por que não vemos uma representação igual de mulheres na tecnologia e em liderança”.

O autor, não identificado, diz que mulheres geralmente “preferem trabalhos em áreas sociais e artísticas” enquanto “mais homens se interessam por programação de computadores”.

O artigo gerou uma resposta da nova diretora de diversidade do site de buscas, Danielle Brown, diante do “acalorado debate” sobre a questão. Em um email interno, divulgado pelo site Motherboard, ela disse que o texto “não representava o ponto de vista que ela ou a companhia aprova, promove e incentiva”.

“A diversidade e a inclusão são parte fundamental de nossos valores e da cultura que continuamos a cultivar. Somos inequívocos em nossa crença de que a diversidade e a inclusão são muito importantes para o nosso sucesso como empresa, e vamos continuar defendendo e sendo comprometidos com isto no longo prazo”, acrescentou.

Na rede social, mulheres criticaram o documento e as atitudes sexistas no trabalho de forma geral. Entre elas, a funcionária do Google Kelly Ellis, que escreveu: “eu senti isso no Google e fiquei frustrada por eles não agirem sobre essa retórica que prejudica seus empregados”.

E ainda: “Há muitas pessoas no Google que compartilham a visão desse sujeito. Eles fazem avaliações de desempenho e entrevistam as pessoas. Eles discriminam”.

Ellen Pao, ex-CEO do Reddit, escreveu no Twitter que está na hora do Google “limpar a bagunça que criou ou que assiste acontecer repetidamente”. Ela se tornou um símbolo no debate de gênero no Vale do Silício depois de processar sua ex-empresa Kleiner Perkins Caufield & Byers por discriminação.

No site Medium, a ex-engenheira do Google Erica Baker comentou estar “decepcionada, mas não surpresa”. “Não é um comportamento totalmente novo… O que é novo é que esse empregado se sentiu seguro o suficiente para escrever e compartilhar oito páginas de ladainha sexista internamente”, ela escreveu.

Um relatório sobre diversidade publicado pelo Google em junho mostrou que 69% da força de trabalho é de homens e 56%, de brancos. Mulheres preenchem apenas 25% dos postos de liderança e 20% dos empregos técnicos, tais como programação de computadores.

Preocupação ampla

Há constantes críticas sobre a cultura sexista e a falta de diversidade no setor de tecnologia de forma geral. Vários executivos, incluindo o CEO Travis Kalanick, se demitiram do Uber este ano após reclamações de que a empresa não faz o suficiente para conter o assédio sexual.

Em junho, o investidor do Vale do Silício Justin Caldbeck tirou licença de tempo indeterminado depois de ser acusado de assediar sexualmente seis executivas de tecnologia.

“A diferença de influência entre os capitalistas de risco homens e as mulheres empresárias é assustadora, e eu odeio o fato de o meu comportamento ter perpetuado um ambiente hostil (para mulheres)”, escreveu em um comunicado divulgado à época.

Ciberia // BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …