Primeiro alerta em Notre-Dame falhou por um erro humano

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

O primeiro alerta do incêndio que começou na cobertura da Catedral de Notre-Dame, em Paris, no último dia 15, não foi identificado por conta de um “erro humano”, segundo informações da emissora francesa “BFM TV”, afirmando que a pessoa responsável verificou o alarme no local errado.

O primeiro alarme soou às 18h20 (hora local), quando um funcionário da empresa de segurança verificou o alerta, sem encontrar nada. O segundo tocou vinte minutos depois, mas o fogo já havia se espalhado e era tarde demais para conter seu avanço pela cobertura e agulha, que foram reduzidas a cinzas, apesar dos esforços dos bombeiros.

De acordo com esta última informação da “BFM TV“, os investigadores verificaram que o sistema de alarme funcionou sem problemas, mas foi uma falha humana que impediu um primeiro reconhecimento do perigo.

Agora, tentam estabelecer se o computador indicou o alerta no local errado, se houve uma falha de comunicação ou se a pessoa não compreendeu a mensagem, embora a empresa defenda que o funcionário apenas seguiu as indicações do sistema.

“Teríamos ganho meia hora, o que é enorme. Poderíamos seguramente ter conservado a agulha”, disse à “BFM TV”, o conservador geral de Patrimônio, Jacques Pérot.

Às 18h51 (hora local), os dois agentes de segurança alertaram os bombeiros que chegaram em cerca de dez minutos, mas encontraram alguns hidrantes com pouca força para impedir um incêndio que já tinha grandes proporções.

A instalação anti-incêndios estava projetada para apagar um incêndio no início, mas com os atrasos registrados na localização do mesmo, se tornou grande demais, revelou ontem o jornal “Le Canard Enchainé”.

Os investigadores determinaram que os sinos da agulha soaram no dia do incêndio às 18h04 local (13h04, em Brasília) para a convocação à missa prevista para essa hora.
Doze minutos mais tarde, houve o primeiro alerta de detecção de fumaça no posto de segurança da catedral e cinco minutos depois soou o primeiro alarme de incêndio.

Nesse momento, foi iniciada a evacuação dos fiéis, mas como os dois oficiais de segurança enviados a verificar as chamas não as encontraram, pensaram que era um falso alerta e pediram que os fiéis ficassem.

Bitucas em andaimes onde começou incêndio

A polícia francesa encontrou sete bitucas de cigarro nos andaimes de restauração onde começou o incêndio que devastou parte da Catedral de Notre-Dama de Paris no último dia 15, revelou nesta quarta-feira o jornal “Le Canard Enchaîné”.

Alguns operários que trabalhavam na restauração da agulha da catedral admitiram aos investigadores que, descumprindo as ordens de segurança, fumavam nos andaimes, acrescentou a publicação. Apesar disso, os investigadores trabalham mais com a hipótese de que o incêndio começou devido a um curto-circuito, segundo o jornal.

Nesse sentido, foram reveladas diversas irregularidades nas instalações elétricas, especificamente no cabo para alimentar um jogo de sinos que estava na agulha e outro sob a mesma, e que percorria a viga de madeira da catedral.

Esse dispositivo foi autorizado, de forma provisória, em 2012, a pedido dos clérigos de Notre-Dame durante as obras de restauração dos campanários principais, com o objetivo de eletrificar esses sinos para que os originais pudessem ser substituídos. No entanto, segundo o “Le Canard”, este nunca foi substituído, continuava sendo utilizado e sobre ele foi instalado o andaime para a restauração da agulha.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …