Quase um terço de mulheres e homens no Brasil prefere que elas não trabalhem fora

Quase 170 anos após os primeiros movimentos sociais em prol da igualdade entre homens e mulheres e emancipação feminina, uma parcela expressiva da sociedade moderna ainda diz preferir que elas fiquem em casa em vez de ter trabalho remunerado.

É o que sugere um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho, que diz que 27% das mulheres e 29% dos homens no mundo preferem que elas não tenham emprego.

A região que teve o menor número de entrevistados com essa visão foi a Europa Ocidental, onde apenas 13% das mulheres e 12% dos homens disseram preferir que as mulheres ficassem em casa. Do outro lado do espectro está o norte da África, onde 32% das mulheres e 51% dos homens se posicionaram desta forma.

O estudo feito pelo instituto de pesquisa Gallup ouviu 149 mil pessoas de 142 países e territórios, entre eles o Brasil, onde foram constatados índices bem próximos da média global.

Entre os brasileiros, 28% das mulheres e 32% dos homens disseram preferir que as mulheres não tenham um emprego.

Ao mesmo tempo, os entrevistados brasileiros se manifestaram de forma muito mais positiva quando questionados se seria aceitável que as mulheres de suas famílias tivessem trabalhos remunerados.

Enquanto no mundo 83% das mulheres e 77% dos homens disseram que sim, no Brasil, esses índices foram de 96% e 94% respectivamente.

Grau de instrução

A pesquisa também constatou que, quanto maior o grau de instrução, menor a proporção de mulheres que preferem ficar em casa: são 36% entre as com ensino fundamental, 21% entre as que estudaram até o ensino médio e 15% entre aquelas com ensino superior.

A proporção de mulheres que preferem não ter um trabalho remunerado é maior entre aquelas com 45 a 64 anos (33%) e mais de 65 anos (41%) do que entre as com 15 a 29 anos (21%) e 30 a 34 anos (25%). O mesmo ocorre entre as casadas (32%) e as solteiras (15%).

E essa opinião é mais prevalente entre as mulheres que vivem no campo (30%) do que entre as que moram em centros urbanos (22%).

Entre as mulheres que trabalham fora, 26% dizem que o que ganham é a principal fonte de renda de suas famílias.

Entre os homens, este índice é de 48%.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …