Finalmente a Seleção Brasileira conseguiu assumir a liderança das Eliminatórias da Copa-2018. Como o Uruguai tropeçou, coube ao Brasil vencer a frágil e lanterna Venezuela, nesta terça-feira, em Mérida, por 2 a 0, chegando aos 21 pontos.
A vitória teve direito a um golaço de Gabriel Jesus, que balançou as redes pela quarta vez em quatro jogos com a Seleção.
Apesar do triunfo e da ascensão na tabela, não foi o melhor jogo do Brasil com Tite.
Levando em conta a ausência de Neymar, que traz um dinamismo característico a qualquer equipe na qual esteja, o Brasil teve pouca intensidade durante o primeiro tempo.
Nem o apagão nos refletores do Estádio Metropolitano, fato frequente na Venezuela em crise, aos 28 minutos do segundo tempo, mudou a história.
O jogo ficou mais chato, o gramado mais cheio de lama, mas a vitória e liderança foram asseguradas para o Brasil.
VENEZUELA 0 X 2 BRASIL
Local: Estádio Metropolitano de Mérida, em Mérida (VEN)
Data/Hora: 11/10/2016, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Auxiliares: Jonny Bossio e Raúl Lopez (PER)
Gols: Gabriel Jesus, 7’/1ºT (0-1); Willian, 7’/2ºT (0-2)
Cartões amarelos: Ángel, Velázquez, Herrera (VEN); Paulinho (BRA)
VENEZUELA: Dani Hernández, Rosales, Wilker Ángel, José Velázquez e Feltscher; Tomás Rincón, Arles Flores (Herrera, 38’/2ºT), Juanpi (Guerra, 14’/2ºT), Peñaranda (Otero, 27’/2ºT) e Josef Martínez; Rondón. Técnico: Rafael Dudamel.
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Willian (Taison, 44’/2ºT), Coutinho (Giuliano, 37’/2ºT) e Gabriel Jesus. Técnico: Tite.