Em visita ao Brasil nesta quinta-feira (5), o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o investimento em educação é determinante para que os países sejam bem-sucedidos ou não na economia, principalmente na primeira infância, quando o cérebro da criança funciona como uma “esponja” e absorve todo tipo de estímulo.
O alerta foi dado em São Paulo, onde o ex-presidente norte-americano participou do Fórum Cidadão Global – evento organizado pelo Valor, do Grupo Globo, com o Banco Santander/AAdvantage.
O convidado especial falou que mesmo se não for rico em recursos naturais, um país pode ter uma economia avançada se garantir educação de qualidade, que alcance a todas as crianças de maneira igualitária.
Ele também defendeu que os jovens tenham mais participação na política, para promover mudanças, construir um mundo melhor, mais justo e fortalecer a democracia.
Obama disse que está empenhado em incentivar jovens lideranças que têm projetos de comunidade e cidadania. “Eu acredito que a gente precisa envolver os jovens mais cedo sobre o que está acontecendo nas suas comunidades. Acho que a política sofre quando as mesmas pessoas ficam no poder por muitos e muitos anos e não há nunca um sangue novo, novas ideias”, disse
“É por isso que eu passo muito tempo pensando como atrair os jovens, para que eles reconheçam que o mundo não tem que ser dessa forma. Ele está dessa forma porque as pessoas fizeram dessa forma. E você tem o poder para mudar isso”, declarou.
Obama não deixou de tocar nos temas mais importantes da atualidade: crescimento econômico, desigualdade social, cooperação internacional entre as nações, proteção do meio ambiente. “O Brasil está liderando, por exemplo, em biocombustíveis para o mundo todo. E isso é uma coisa que vocês devem se orgulhar. E devem continuar”, concluiu.
Ciberia // Só Notícia Boa