A poluição tem tido uma consequência inesperada. Segundo os cientistas, a poluição ajuda a esfriar o planeta, o que significa que os esforços para limpar o ar podem causar um aumento no aquecimento global, bem como outros efeitos climáticos extremos.
Descontaminar o ar poderia trazer consequências nefastas ao planeta Terra, causando o agravamento do aquecimento global, assim como efeitos climáticos extremos. Esta é a conclusão de uma pesquisa publicada este mês nas Geophysical Research Letters.
A poluição atmosférica ajuda a esfriar o planeta, evitando assim parte do aquecimento global. Alguns aerossóis, como os sulfatos, protegem a Terra da radiação solar.
Segundo a RT, eliminar a emissão humana de aerossóis – pequenas partículas poluentes do ar, muitas vezes lançadas por atividades industriais – poderia provocar um aumento do aquecimento global, que poderia variar entre os 0,5 e os 1,1 grau Celsius.
“Uma vez que estamos tentando manter a meta de 1,5 ou 2 graus Celsius, delineada no acordo climático de Paris, este problema é algo que precisamos ter em mente”, alertou Bjørn Samset, cientista climático do Cicero (Center of International Climate Research), na Noruega, e principal autor do estudo.
A pesquisa também sugere que a eliminação de aerossóis pode ter consequências regionais impressionantes, causando grandes mudanças na precipitação e outros padrões climáticos em certas partes do mundo.
Os lugares onde a poluição do ar é maior são suscetíveis a efeitos climáticos mais fortes. Os cientistas dão o exemplo da Ásia Oriental, lugar no qual poderia haver um forte aumento da precipitação e fenômenos meteorológicos extremos.
Ciberia // ZAP