Apagão solar é previsto para até a metade deste século

Um grupo de cientistas supõe que na primeira metade deste século a atividade solar será mínima, o que fará com que menos calor chegue à Terra.

Os cientistas do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), analisaram dados recolhidos nos últimos 20 anos pelo Explorador Internacional de Luz Ultravioleta (IUE, na sigla em inglês) – um telescópio espacial orbital que opera na área desse tipo de raio. A conclusão foi publicada no Astrophysical Journal, em dezembro.

Ao medir a radiação emitida pelas estrelas do tipo solar, conseguiram revelar as condições que precedem as temperaturas mínimas. Como resultado da pesquisa, a equipe de cientistas descobriu que a diminuição da atividade solar pode ser prevista a partir da frequência da formação de manchas solares.

De acordo com especialistas, a possibilidade de a Terra enfrentar uma grande temperatura mínima no futuro próximo é bastante alta. Não obstante, o resfriamento global não será suficientemente forte para compensar o aumento da temperatura média do planeta, causado pelo aquecimento global. Assim, o calor que a Terra recebe do Sol diminuirá, mas isso não impedirá o aquecimento global, revelam os cientistas.

O resfriamento seria o que os cientistas chamam de um grande mínimo, período em que o magnetismo do Sol diminui, formam-se manchas solares e menos radiação ultravioleta atinge a superfície terrestre.

“Agora, temos um ponto de referência com o qual podemos realizar melhores simulações de modelos climáticos. Portanto, podemos ter uma ideia melhor de como as mudanças de radiação solar UV afeta a mudança climática”, afirmou Dan Lubin, físico e diretor do projeto, em comunicado da universidade.

Os astrônomos consideram que é possível repetir o mínimo de Maunder, que ocorreu no período entre 1645 e 1715, caracterizado por um pequeno número de manchas solares.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado da Polónia, Andrzej Duda, venceu as presidenciais deste domingo. Segundo os dados oficiais da comissão eleitoral que se baseiam nos resultados de 99,97% das mesas de voto. Uma segunda volta renhida, …

Com mais de 35 mil mortes pela COVID-19, México passa Itália em óbitos causados pela doença

O México chegou neste domingo (12) a marca de mais de 35.000 mortes causadas pela COVID-19, tornando-se o quarto país do mundo com mais óbitos provocados pela doença. Anteriormente, a Itália era quarta nação do mundo …

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é efetivado na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13/07), após ocupar o cargo interinamente por mais de dois meses. A decisão, publicada …

Espanha determina confinamento em parte da Catalunha, enquanto focos de Covid-19 aumentam no mundo

Autoridades da Catalunha (nordeste da Espanha) ordenaram neste domingo (12) que 200.000 habitantes que vivem ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório, enquanto aumenta a preocupação em todo o mundo com …

TikTok pode sair da China para se afastar de polêmicas envolvendo privacidade

Febre durante a pandemia do novo coronavírus, nos últimos dias o TikTok tem virado notícia não pelo sucesso dos vídeos compartilhados na rede social, mas sim pelas sérias acusações de violação à privacidade dos usuários …

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …