Afinal, a “nova Steve Jobs” era uma fraude

Fortune Most Powerful Women / Flickr

Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos

A imprensa norte-americana a rotulou como sucessora de Steve Jobs na área tecnológica, mas, afinal, Elizabeth Holmes se dedicou a fazer uma “elaborada e longa fraude”.

Assim como o criador da Apple revolucionou os celulares, Elizabeth Holmes, que chegou a ter uma fortuna avaliada em 4,5 bilhões de dólares, prometia revolucionar a indústria de diagnósticos de saúde com a tecnológica Theranos, da qual era fundadora e presidente executiva.

No entanto, o órgão regulador de mercados dos Estados Unidos concluiu agora que Elizabeth optou por levar a cabo uma “elaborada e longa fraude, em que se exagerou ou prestou informações falsas sobre o desempenho tecnológico, empresarial e financeiro”.

De acordo com o Dinheiro Vivo, Holmes e um antigo presidente são acusados de conseguirem investimento de 700 milhões de dólares através de um esquema fraudulento.

O modus operandi passaria por fazer “apresentações falsas e enganadoras aos investidores, em demonstrações de produto, em artigos de mídia, através dos quais enganaram os investidores levando-os a crer que seu produto essencial – um equipamento portátil de análise sanguínea – poderia fazer testes sanguíneos aprofundados a partir de umas gotas de sangue do dedo, revolucionando a indústria de análise sanguínea”.

No entanto, o produto apresentado por Holmes não teria o potencial que divulgado. O equipamento “conseguia apenas completar um pequeno número de testes e a empresa fazia a maior parte dos testes dos pacientes com equipamentos comuns, fabricados por terceiros”.

Mas o esquema de Elizabeth não acaba por aqui. Nas apresentações, a fundadora da Theranos garantia que a tecnologia estava sendo utilizada pelas Forças Armadas americanas no Afeganistão e que o contrato com a Defesa tinha gerado mais de 100 milhões de dólares em receitas em 2014.

Entretanto, “a tecnologia da Theranos nunca teria sido utilizada pelo Departamento de Defesa dos EUA e gerado pouco mais de 100 mil dólares de receitas operacionais em 2014″, garante o supervisor do regulador dos mercados dos EUA.

Perante as acusações, Holmes chegou a um acordo com as autoridades, para “pagar uma multa de 500 mil dólares, ser impedida de exercer cargos de direção e de gestão de empresas de capital aberto durante dez anos”, informa o regulador americano.

Além disso, Holmes teria que devolver as ações da Theranos que obteve durante a fraude e abdicar de seu poder de voto na empresa. E, no cenário altamente improvável, das ações que vão restar à fundadora da empresa, Holmes não poderá tê-las até serem devolvidos 750 milhões de dólares aos investidores defraudados.

A diretora do departamento de São Francisco supervisor dos mercados financeiro dos EUA retirou uma moral da história: “É uma lição importante para Silicon Valley. Os inovadores que querem revolucionar e causar disrupção em um setor devem dizer aos investidores a verdade sobre o que sua tecnologia consegue fazer, não apenas o que esperam que possa fazer no futuro”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …