Pesquisadores australianos identificaram mais de 50 novas espécies de aranhas durante uma única expedição de duas semanas na Península de Cape York, em Queensland, na Austrália.

Uma equipe de 23 cientistas trabalhando em conjunto com o programa de pesquisa australiano Bush Blitz examinou a área, que nunca tinha sido inspecionada antes, e descobriram que a região pode se vangloriar de uma extraordinária variedade de aracnídeos.

Os achados não teriam sido possíveis sem a ajuda dos rangers indígenas de Quinkan Country e de proprietários locais. A expedição também se beneficiou de uma exuberante temporada de chuvas que preparou o palco para várias descobertas todos os dias.

“Sob uma rocha, embaixo de um barranco atravessado por uma fonte de água doce, encontrei espécies de seis ordens de aracnídeos”, disse o aracnólogo Robert Raven, do Queensland Museum, ao portal Australian Geographic.

Foi absolutamente espetacular ver todos esses seis grupos juntos”.

Os novos animais ainda precisam ser formalmente classificados pela equipe. No entanto, há uma boa chance da maioria dessas criaturas serem realmente desconhecidas para a ciência.

Entre os novos achados estão aranhas que comem formigas e escapam à detecção imitando suas presas, tarântulas, aranhas do tamanho de pratos de jantar e aranhas minúsculas saltadoras, como a Saliticidae Jotus sp. Nov. Cf auripes, retratada no topo desta página.

Essa expedição é um lembrete valioso de quão ecologicamente ricas algumas regiões nunca estudadas do mundo podem ser.

“Nós realizamos 34 expedições, mas é provável que esta expedição produza o maior número de descobertas de novas espécies até agora”, disse Jo Harding, gerente da Bush Blitz, em um comunicado à imprensa.

“Com mais de 1.200 novas espécies descobertas pela Bush Blitz, estamos lentamente preenchendo lacunas no nosso conhecimento da biodiversidade australiana”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro chama manifestantes pró-democracia de "viciados" e "marginais"

Em live, presidente pede que seus apoiadores não participem de atos contra o governo, convocados por torcidas e movimentos sociais para o próximo domingo, e volta a classificar grupos "antifa" de terroristas. O presidente Jair Bolsonaro …

Mistério da química solucionado ao descobrir a estrutura do nitrogênio “negro”

Elementos leves da tabela periódica como carbono e oxigênio seguem a regra de ter estrutura similar aos elementos mais pesados da mesma família, quando em alta pressão. Mas, até agora, o hidrogênio tinha um comportamento …

SoftBank anuncia fundo voltado a empresas lideradas por negros

O SoftBank anunciou que fará um fundo de investimento voltado a empresas lideradas por negros. Segundo o TechCrunch, o comunicado foi feito em uma carta aos funcionários do banco de investimentos assinada pelo COO, Marcelo …

Madeleine McCann: a reviravolta que levou a polícia a crer que menina desaparecida há 13 anos está morta

A menina britânica Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal em 2007 em um caso de grande repercussão na Europa, está provavelmente morta, segundo promotores alemães que investigam o caso. Um alemão de 43 anos está sendo …

Globonews escala só jornalistas negros em programa após críticas por representatividade

Após receber críticas justas nas redes sociais por debater a pauta do racismo e os protestos gerados após o assassinato de George Floyd pelo policial branco David Chauvin em Minneapolis, Minessota, sem a presença de …

Paleontologistas descobrem 'última refeição' de dinossauro que viveu há 110 milhões de anos

Uma equipe de pesquisadores do Canadá reconstituiu o estômago de um dinossauro herbívoro, o melhor preservado de sempre. Uma equipe de paleontologistas canadenses conseguiu reconstruir o conteúdo do estômago de um dinossauro herbívoro que viveu no …

Estudo que desencoraja uso de hidroxicloroquina é alvo de investigações

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde anunciou que vai retomar os testes com o medicamento hidroxicloroquina, um dos mais cotados atualmente como possível auxiliar na luta contra a COVID-19. A notícia pegou muita gente …

Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker. Donald Trump atacou como "falsa" …

EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy …

Governo destina verba publicitária a canais de conteúdo inadequado

Em apenas 38 dias, o governo de Jair Bolsonaro publicou mais de 2 milhões de anúncios em canais na internet com "conteúdos inadequados", segundo mostrou um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das …