Menino Jesus canadense recebe sua cabeça de volta

Há umas semanas, a estátua do Menino Jesus da Paróquia canadense de Santa Ana dos Pinheiros, em Sudbury, Ontário, ficou sem cabeça, roubada por vândalos desconhecidos.

Após a tragédia, a direção da igreja buscou um restaurador que ajudasse na difícil tarefa de reparar a falta.

Mas o resultado não foi o esperado pela igreja. A criação da artista Heather Wise viralizou nas redes sociais. A “cabeça laranja” de Jesus Cristo “era difícil aos olhos”, segundo o arcebispo, Gérard Lajeunesse.

Agora “que temos a cabeça verdadeira, acredito que ela deva voltar ao seu lugar”, disse Lajeunesse à Sputnik Brasil. A boa notícia veio na sexta-feira passada (21):

“Lá estava, íntegra e ilesa, deve ter estado na mesa de alguém. A pessoa que a trouxe para nós disse ter pensado que [a cabeça] devia ser propriedade de alguma igreja, mas ela não sabia de qual igreja. Somente depois de ver notícias na mídia e na rede social foi que ela soube do que se tratava. Ela não telefonou e veio assim que pôde. Ela mesma, com a cabeça”.

Mas, mesmo com a cabeça de volta, é difícil restaurar a estátua. Segundo Lajeunesses, o assunto ainda não foi discutido; contudo, desde o retorno da cabeça, os dias estão “bem agitados”, principalmente por causa da reação da mídia à restauração temporária.

A cabeça de argila virou um meme quase igual ao “Ecce Mono” (“Ecce Macaco”) espanhol de 2009. A cabeça marrom do menino Jesus viajou de ombro em ombro, até parar no do presidenciável estadunidense Donald Trump.

#temporaryjesushead for America.

A post shared by @temporaryjesushead on

Temporarily Trump again, by popular demand. More to come tomorrow.

A post shared by @temporaryjesushead on

Lajeunesse explica: “A cabeça feita de argila na semana passada não prestou porque o barro estava mole, cobrindo a estátua, por isso foi preciso tirá-la completamente”.

Ao ser perguntado sobre as comparações bizarras que os internautas fizeram com personagem Maggie Simpson, o sacerdote disse que prefere não dar comentários.

Heather Wise não apareceu no local da sua experiência artística, depois de conclui-la. “Eu a procurei, mas não consegui estabelecer comunicação — é uma das coisas que eu quero fazer”, acrescentou.

Além da tão esperada volta da cabeça do Menino Jesus, há mais um motivo de alegria:

“As pessoas começaram a tomar conhecimento de que há uma estátua na parte sudoeste do território ocupado pela igreja”.

Todavia é difícil dizer se a estátua atrairá mais visitantes à cidade e à igreja: é outono, e “raramente os turistas virão ao Canadá no outono — só se for para praticar montanhismo e esqui”.

Aliás, esta não é a primeira vez que a estátua foi atacada por vândalos. A cabeça do Menino Jesus já tinha sido roubada quando estava em outra igreja, que foi fechada há nove anos. Lajeunesse não soube explicar o mistério.

Temporarily joining the dark side. #temporaryjesushead

A post shared by @temporaryjesushead on

// SN

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19: EUA autorizam 3ª dose da vacina da Pfizer para idosos e grupos de risco

Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer para maiores de 65 anos, pessoas com alto risco de contrair uma forma grave da …

Ministério da Saúde recua e volta a recomendar vacinação de adolescentes

O Ministério da Saúde recuou nesta quarta-feira (22/09) e voltou a recomendar a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a covid-19, uma semana após ter recomendado a suspensão. "Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes …

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …