Menino Jesus canadense recebe sua cabeça de volta

Há umas semanas, a estátua do Menino Jesus da Paróquia canadense de Santa Ana dos Pinheiros, em Sudbury, Ontário, ficou sem cabeça, roubada por vândalos desconhecidos.

Após a tragédia, a direção da igreja buscou um restaurador que ajudasse na difícil tarefa de reparar a falta.

Mas o resultado não foi o esperado pela igreja. A criação da artista Heather Wise viralizou nas redes sociais. A “cabeça laranja” de Jesus Cristo “era difícil aos olhos”, segundo o arcebispo, Gérard Lajeunesse.

Agora “que temos a cabeça verdadeira, acredito que ela deva voltar ao seu lugar”, disse Lajeunesse à Sputnik Brasil. A boa notícia veio na sexta-feira passada (21):

“Lá estava, íntegra e ilesa, deve ter estado na mesa de alguém. A pessoa que a trouxe para nós disse ter pensado que [a cabeça] devia ser propriedade de alguma igreja, mas ela não sabia de qual igreja. Somente depois de ver notícias na mídia e na rede social foi que ela soube do que se tratava. Ela não telefonou e veio assim que pôde. Ela mesma, com a cabeça”.

Mas, mesmo com a cabeça de volta, é difícil restaurar a estátua. Segundo Lajeunesses, o assunto ainda não foi discutido; contudo, desde o retorno da cabeça, os dias estão “bem agitados”, principalmente por causa da reação da mídia à restauração temporária.

A cabeça de argila virou um meme quase igual ao “Ecce Mono” (“Ecce Macaco”) espanhol de 2009. A cabeça marrom do menino Jesus viajou de ombro em ombro, até parar no do presidenciável estadunidense Donald Trump.

#temporaryjesushead for America.

A post shared by @temporaryjesushead on

Temporarily Trump again, by popular demand. More to come tomorrow.

A post shared by @temporaryjesushead on

Lajeunesse explica: “A cabeça feita de argila na semana passada não prestou porque o barro estava mole, cobrindo a estátua, por isso foi preciso tirá-la completamente”.

Ao ser perguntado sobre as comparações bizarras que os internautas fizeram com personagem Maggie Simpson, o sacerdote disse que prefere não dar comentários.

Heather Wise não apareceu no local da sua experiência artística, depois de conclui-la. “Eu a procurei, mas não consegui estabelecer comunicação — é uma das coisas que eu quero fazer”, acrescentou.

Além da tão esperada volta da cabeça do Menino Jesus, há mais um motivo de alegria:

“As pessoas começaram a tomar conhecimento de que há uma estátua na parte sudoeste do território ocupado pela igreja”.

Todavia é difícil dizer se a estátua atrairá mais visitantes à cidade e à igreja: é outono, e “raramente os turistas virão ao Canadá no outono — só se for para praticar montanhismo e esqui”.

Aliás, esta não é a primeira vez que a estátua foi atacada por vândalos. A cabeça do Menino Jesus já tinha sido roubada quando estava em outra igreja, que foi fechada há nove anos. Lajeunesse não soube explicar o mistério.

Temporarily joining the dark side. #temporaryjesushead

A post shared by @temporaryjesushead on

// SN

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Após ser baleado, senador Cid Gomes deixa UTI de hospital no Ceará

O senador Cid Gomes (PDT-CE) saiu da UTI após ser baleado durante manifestação de policiais em Sobral, no Ceará. Cid Gomes recebeu alta para a enfermaria, onde deve seguir internado, mas sem risco de vida, segundo …

Ataques a tiros deixam mortos no oeste da Alemanha

Polícia alemã afirma que ao menos oito pessoas morreram após serem baleadas em dois incidentes em Hanau, perto de Frankfurt. Disparos teriam sido efetuados em bares de narguilé em partes diferentes da cidade. A polícia da …

Apple quer proibir lançamento de livro que revela segredos comerciais da empresa

O livro alemão App Store Confidential, de Tom Sadowski, é uma publicação temida pela Apple. Isso porque o autor foi o líder de desenvolvimento da loja de aplicativos da Gigante de Cupertino na Alemanha, Áustria …

Chineses acusam governo de usar epidemia de coronavírus para prender dissidentes

No momento em que a China enfrenta a epidemia do COVID-19 que já causou 2 mil mortes e infectou 74 mil pessoas no país, o mundo se pergunta se a crise reforça ou, pelo …

Suíça quer devolver dinheiro ganho com tráfico de escravizados para as Américas

O horror do tráfico de pessoas escravizadas entre os séculos XVI e XIX para os EUA, Caribe, América Latina e principalmente o Brasil teve mais responsáveis do que nos dita a história. E a Suíça …

Reino Unido pós-Brexit fecha portas para imigrantes pouco qualificados

No Reino Unido pós-Brexit, os estrangeiros que quiserem obter um visto de trabalho no país vão ter que provar muitas habilidades. Os candidatos receberão pontos de acordo com seu nível de inglês, diploma e profissão …

Síria realiza primeiro voo comercial entre Damasco e Aleppo desde 2013

Diretores de aeroportos da Síria mencionam o trabalho realizado no aeroporto de Aleppo para permitir o feito, realizado graças à vitória do Exército sírio e esforço dos operários. A Síria realizou seu primeiro voo comercial em …

Mudanças climáticas ameaçam futuro das crianças do mundo, diz ONU

Estudo de Nações Unidas, Unicef e revista 'The Lancet' aponta ações de sustentabilidade insuficientes. Países ricos fracassam em prover meio ambiente favorável, apesar de melhor ponto de partida. Países de todo o mundo estão fracassando em …

Bug no sistema do McDonald's forneceu lanches de graça sem limite de quantidade

Imagine você poder realizar quantos pedidos quiser no McDonald's e não ter que arcar com um só centavo para isso. Bem, essa mamata virtual era o que vinha acontecendo no sistema da multinacional de fast-food …

Governo chinês está até "queimando" dinheiro para combater o coronavírus

A briga do governo chinês contra o Covid-19 (também conhecido como "novo coronavírus") tem colocado diversos órgãos governamentais em alerta, e o governo da China parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença …