Afinal, a “nova Steve Jobs” era uma fraude

Fortune Most Powerful Women / Flickr

Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos

A imprensa norte-americana a rotulou como sucessora de Steve Jobs na área tecnológica, mas, afinal, Elizabeth Holmes se dedicou a fazer uma “elaborada e longa fraude”.

Assim como o criador da Apple revolucionou os celulares, Elizabeth Holmes, que chegou a ter uma fortuna avaliada em 4,5 bilhões de dólares, prometia revolucionar a indústria de diagnósticos de saúde com a tecnológica Theranos, da qual era fundadora e presidente executiva.

No entanto, o órgão regulador de mercados dos Estados Unidos concluiu agora que Elizabeth optou por levar a cabo uma “elaborada e longa fraude, em que se exagerou ou prestou informações falsas sobre o desempenho tecnológico, empresarial e financeiro”.

De acordo com o Dinheiro Vivo, Holmes e um antigo presidente são acusados de conseguirem investimento de 700 milhões de dólares através de um esquema fraudulento.

O modus operandi passaria por fazer “apresentações falsas e enganadoras aos investidores, em demonstrações de produto, em artigos de mídia, através dos quais enganaram os investidores levando-os a crer que seu produto essencial – um equipamento portátil de análise sanguínea – poderia fazer testes sanguíneos aprofundados a partir de umas gotas de sangue do dedo, revolucionando a indústria de análise sanguínea”.

No entanto, o produto apresentado por Holmes não teria o potencial que divulgado. O equipamento “conseguia apenas completar um pequeno número de testes e a empresa fazia a maior parte dos testes dos pacientes com equipamentos comuns, fabricados por terceiros”.

Mas o esquema de Elizabeth não acaba por aqui. Nas apresentações, a fundadora da Theranos garantia que a tecnologia estava sendo utilizada pelas Forças Armadas americanas no Afeganistão e que o contrato com a Defesa tinha gerado mais de 100 milhões de dólares em receitas em 2014.

Entretanto, “a tecnologia da Theranos nunca teria sido utilizada pelo Departamento de Defesa dos EUA e gerado pouco mais de 100 mil dólares de receitas operacionais em 2014″, garante o supervisor do regulador dos mercados dos EUA.

Perante as acusações, Holmes chegou a um acordo com as autoridades, para “pagar uma multa de 500 mil dólares, ser impedida de exercer cargos de direção e de gestão de empresas de capital aberto durante dez anos”, informa o regulador americano.

Além disso, Holmes teria que devolver as ações da Theranos que obteve durante a fraude e abdicar de seu poder de voto na empresa. E, no cenário altamente improvável, das ações que vão restar à fundadora da empresa, Holmes não poderá tê-las até serem devolvidos 750 milhões de dólares aos investidores defraudados.

A diretora do departamento de São Francisco supervisor dos mercados financeiro dos EUA retirou uma moral da história: “É uma lição importante para Silicon Valley. Os inovadores que querem revolucionar e causar disrupção em um setor devem dizer aos investidores a verdade sobre o que sua tecnologia consegue fazer, não apenas o que esperam que possa fazer no futuro”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …