Revolução verde acontece dentro da periferia de São Paulo

Muito se fala sobre sustentabilidade e pouco sobre como democratizar o acesso a ferramentas e hábitos sustentáveis. Nada melhor que a criatividade e generosidade do brasileiro para alcançar o objetivo. Qualidades que não faltam aos moradores de periferia, apesar de faltar muita coisa no lugar onde vivem.

Estamos falando de lideranças comunitárias como o Fábio Miranda de Moura, 39 anos, que está reinventando maneiras inteligentes de tornar as casas do Jardim Ângela, na periferia de São Paulo, mais sustentáveis e funcionais, importante dizer. As informações são do site Believe Earth.

O Professor Pardal, como os amigos gostam de chamá-lo, é músico e “inventor”. “Assim como eu, que só completei o terceiro colegial e nunca fiz faculdade, qualquer um consegue”, acredita Fábio. E ele não fala isso da boca para fora, mas com a certeza de alguém que transforma a necessidade em potência.

Nos últimos cinco meses, ele e uma turma de alunos do projeto Periferia Sustentável – uma das iniciativas da ONG Instituto Favela da Paz, fundada em 2010 com o irmão, Cláudio Miranda de Moura (foto acima) – implementaram sistemas de biogestão e energia solar em outras sete casas do Jardim Angela e em espaços públicos da região.

Na periferia, explica Fábio, ser verde e autossuficente é mais do que uma “escolha”, ser “legal” ou porque está na moda: trata-se de uma necessidade. “Nossa ideia é criar multiplicadores locais e construir mais sistemas em outras casas de maneira colaborativa.”

Só este ano, Fábio participou de 15 palestras em escolas públicas levando o conhecimento que produz no quintal de casa, que também lembra um laboratório futurista, para mais de 5 mil jovens.

Até o fim do ano, a ideia é oferecer oficinas de energia renováveis para crianças e adolescentes, com o auxílio de ex-alunos do projeto. O curso de capacitação tem duração de 10 meses e é totalmente gratuito.

“Aqui na favela a gente tem muito pouco, então, dependemos da ajuda de um amigo ou vizinho para se virar”, explica Cláudio, que se inspirou na Temera, uma das ecovilas mais importantes da Europa, no sul Portugal, para criar o Instituto Favela da Paz.

A viagem, a convite de um amigo, aconteceu em 2009. “Quando voltei, falei para o Fabio: ‘eles estão inventando uns negócios, umas placas onde o sol bate e cria energia. Nós temos que fazer isso aqui! Saia do seu emprego e vamos pra lá!”, lembra Cláudio. Um ano depois, ele e o irmão abriram as portas da ONG.

Desde 2010, o Instituto Favela da Paz realiza ações educacionais que visam o empreendedorismo social, a sustentabilidade e a cultura da colaboração. E não pararam de surgir projetos inspiradores desde então.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …