O homem de 29 anos, de origem argelina, foi abatido, na manhã desta segunda-feira (20), depois de ter tentado invadir uma delegacia catalã armado com uma faca aos gritos de “Allahu Akbar”.
Segundo o El País, o homem de origem argelina, Abdelouahab Taib, aproximou-se da entrada do edifício policial “com intenção de atacar os agentes”, de acordo com a informação disponibilizada pela polícia catalã no Twitter.
Fontes policiais asseguram que o agente que estava na recepção não estava sozinho quando o homem tentou invadir o edifício, acrescentando que os agentes tentaram controlar o ataque antes de disparar e abater o indivíduo.
O jornal escreve ainda que o homem tinha 29 anos e que residia a cerca de 150 metros da delegacia. A Audiência Nacional da Espanha já assumiu a investigação do incidente, com os Mossos deixando em aberto todas as hipóteses, incluindo a de um atentado terrorista.
Fontes policiais afirmam, por enquanto, que o homem não constava entre os suspeitos de terrorismo no país. De acordo com os vizinhos, o homem morava na região há cerca de dois anos, tendo iniciado uma relação com uma mulher de nacionalidade espanhola, que se converteu ao Islã depois de conhecê-lo.
A mulher, que tem duas filhas fruto de uma relação anterior e que estão de férias com o pai, foi levada pelas autoridades para ser interrogada sobre o sucedido. O casal tinha iniciado há uma semana o processo de divórcio.
Há apenas três dias, cumpriu-se o primeiro aniversário dos atentados terroristas nas Ramblas, em Barcelona, e em Cambrils, Tarragona, que fizeram 16 mortos e mais de 150 feridos.
Ciberia // ZAP