Parlamento da Macedônia aprova mudança de nome do país

fosim / Flickr

O primeiro-ministro da Macedônia, Zoran Zaev

O parlamento da Macedônia aprovou nesta sexta-feira (19) o lançamento do processo para mudar na Constituição o nome do país para “República da Macedônia do Norte”, primeiro passo para pôr fim a uma rixa com a Grécia.

“O parlamento adotou a proposta do governo para iniciar o procedimento de incluir uma emenda na Constituição”, declarou o presidente do parlamento, Talat Xhaferi, na sequência de uma votação. No total de 120 deputados, 80 votaram a favor, permitindo atingir a maioria necessária de dois terços para iniciar o processo.

A votação representa uma vitória crucial para o primeiro-ministro, o social-democrata Zoran Zaev, que precisou lutar para convencer uma dezena de deputados do partido da oposição de direita, VMRO-DPMNE, cujos dirigentes se opunham firmemente à mudança de nome.

Zoran Zaev tinha avisado que, se não fosse possível obter a maioria, iria convocar eleições antecipadas no país. Em 30 de setembro, 90% da população votou a favor do sim, mas dois terços dos eleitores inscritos não votaram, o que constituiu um revés para o primeiro-ministro do país.

No início de junho, primeiro-ministro macedônio anunciou que a designação da ex-república iugoslava, resultante de acordo estabelecido entre a Macedônia e a Grécia, será República da Macedônia do Norte.

A integração da Macedônia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e as negociações de adesão à União Europeia estão suspensas de uma ratificação do acordo, já que Atenas fez dela condição para retirar seu veto.

Depois da independência dessa ex-república iugoslava, em 1991, a Grécia entende que o nome Macedônia só pode ser aplicado à sua província setentrional, ao redor da cidade de Salônica. Desde então, Macedônia e Grécia lutam pela designação.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …