Cinema sob demanda: colocar nas salas filmes de fora do circuito comercial

Kinorama - cinema sob demanda

O cinema sob demanda, uma nova forma de fazer com que os filmes de fora do circuito comercial cheguem às salas de cinema – sem que o produtor ou realizador do filme tenha que obrigatoriamente utilizar uma distribuidora tradicional – está dando os primeiros passos no Brasil.

A startup Kinorama está começando a colocar em funcionamento no país uma plataforma que pretende facilitar a exibição nos cinemas de obras independentes, não ligadas aos grandes estúdios e distribuidoras. O sistema funciona da seguinte forma: o produtor ou realizador de um filme se cadastra no site da empresa. Escolhe uma data e horário para que seu filme seja exibido nas salas de cinema disponíveis – a Kinorama tem parceria com as salas do Espaço Itaú em seis capitais brasileiras.

A partir de então, o produtor do filme terá de divulgar a sessão para seu público, e caso consiga vender antecipadamente ao menos 60% dos lugares da sala escolhida, seu filme é colocado em cartaz.

Do total arrecadado com a bilheteria, 35% fica com o exibidor, 35% com o produtor ou realizador do filme, e 30% com a Kinorama, que se responsabiliza pela logística do sistema. Caso não sejam vendidos 60% dos lugares da sala, nada é cobrado do produtor/realizador do filme.

“A gente chega para o circuito exibidor e fala: eu tenho uma sala, que já tem garantia de estar 60% cheia. Você quer a minha sala no seu cinema ou você quer arriscar uma sala que você não sabe quantas pessoas vão?”, explica Raphael Raphael Erichsen, idealizador da ferramenta.

Nos Estados Unidos, a plataforma Tugg, similar a da Kinorama, faz cerca de 400 sessões por mês. “Existe um caminho aí para criar uma cultura nova.

A única possibilidade do cineasta de ver seu filme, que não vai entrar em circuito comercial, são os festivais, que são cada vez mais concorridos. Essa é uma nova janela”, diz Raphael.

O chamado para a primeira sessão do Kinorama está no ar em https://kinorama.co/.

O documentário Epidemia de Cores, dirigido por Mário Eugênio Saretta, está previsto para ser exibido no dia 22 de setembro, a partir das 19h no Espaço Itaú – Augusta, em São Paulo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …