Os militares iraquianos libertaram completamente a antiga cidade de Nimrud, a sudeste de Mossul, dos terroristas do Daesh, informa o canal de TV Al Sumaria, que cita os comandantes da operação.
Nimrud é o nome árabe da antiga cidade de Kalhu, fundada no século XIII a.C. e capital do reino da Assíria entre 884 e 859 a.C. Está situada a sul de Mosul, no norte da Mesopotâmia, junto ao rio Tigre. As ruínas são patrimônio histórico da UNESCO.
Em 1989, no local das suas ruínas, localizado a 35 quilômetros de Mossul, foram encontrados mais de 300 obras de arte antigas, como joias, pedras preciosas, estátuas de animais reais e mitológicos dos mais diversos materiais.
Em 2015, os terroristas tentaram destruir os artefatos usando veículos pesados. O prejuízo ainda não está avaliado.
Na quinta-feira (10), foi informado que os militares se aproximaram da cidade e combateram pelas vilas de Abbas Rajab e Nomania, a primeira dos quais foi retomada naquele dia. Nomania foi libertada no domingo, transmite o canal.
Em 17 de outubro, foi iniciada uma operação militar de grande escala para reconquistar a cidade de Mossul, que desde junho de 2014 permanece sob o controle do Daesh.
// Sputnik News