Estado Islâmico está usando drones comerciais para ataques com bombas

O grupo autodenominado “Estado Islâmico” divulgou um vídeo em que parece usar drones comerciais para bombardear Mossul, no Iraque.

A batalha pela retomada do controle da cidade, antigo bastião do “EI”, já dura seis meses. Especialistas ainda não sabem se o vídeo é verídico.

A BBC visitou um hospital onde dezenas de vítimas de ataques de drones já foram tratadas. Mãe de sete filhos, Umm Mohammed, de 55 anos, estava sentada em uma das macas, sem conseguir dormir por causa da dor em sua perna direita. Ela foi atingida pela explosão mais recente.

“Eu estava deitada no chão, e as pessoas estavam apontando para o céu, de onde a bomba caiu”, disse. “Onde está a segurança quando essas máquinas começam a voar sobre as pessoas e nos matar?”

O uso de drones não deve mudar o rumo do conflito, já que eles carregam uma quantidade pequena de explosivos, e há armas mais letais sendo utilizadas nas linhas de frente. Mas seu impacto psicológico não pode ser deixado de lado, segundo Emanuele Nannini, da agência italiana Emergency, que ajuda na coordenação do hospital em Mossul.

“Fisicamente, os ataques são muito semelhantes aos de morteiros, mas são muito precisos”, diz Nannini.

“Então cada um desses drones está realmente atingindo o alvo escolhido. Psicologicamente, isso pode ser muito ruim para a população, porque eles podem atacar em qualquer momento e em qualquer lugar”, conclui.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro chama manifestantes pró-democracia de "viciados" e "marginais"

Em live, presidente pede que seus apoiadores não participem de atos contra o governo, convocados por torcidas e movimentos sociais para o próximo domingo, e volta a classificar grupos "antifa" de terroristas. O presidente Jair Bolsonaro …

Mistério da química solucionado ao descobrir a estrutura do nitrogênio “negro”

Elementos leves da tabela periódica como carbono e oxigênio seguem a regra de ter estrutura similar aos elementos mais pesados da mesma família, quando em alta pressão. Mas, até agora, o hidrogênio tinha um comportamento …

SoftBank anuncia fundo voltado a empresas lideradas por negros

O SoftBank anunciou que fará um fundo de investimento voltado a empresas lideradas por negros. Segundo o TechCrunch, o comunicado foi feito em uma carta aos funcionários do banco de investimentos assinada pelo COO, Marcelo …

Madeleine McCann: a reviravolta que levou a polícia a crer que menina desaparecida há 13 anos está morta

A menina britânica Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal em 2007 em um caso de grande repercussão na Europa, está provavelmente morta, segundo promotores alemães que investigam o caso. Um alemão de 43 anos está sendo …

Globonews escala só jornalistas negros em programa após críticas por representatividade

Após receber críticas justas nas redes sociais por debater a pauta do racismo e os protestos gerados após o assassinato de George Floyd pelo policial branco David Chauvin em Minneapolis, Minessota, sem a presença de …

Paleontologistas descobrem 'última refeição' de dinossauro que viveu há 110 milhões de anos

Uma equipe de pesquisadores do Canadá reconstituiu o estômago de um dinossauro herbívoro, o melhor preservado de sempre. Uma equipe de paleontologistas canadenses conseguiu reconstruir o conteúdo do estômago de um dinossauro herbívoro que viveu no …

Estudo que desencoraja uso de hidroxicloroquina é alvo de investigações

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde anunciou que vai retomar os testes com o medicamento hidroxicloroquina, um dos mais cotados atualmente como possível auxiliar na luta contra a COVID-19. A notícia pegou muita gente …

Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker. Donald Trump atacou como "falsa" …

EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy …

Governo destina verba publicitária a canais de conteúdo inadequado

Em apenas 38 dias, o governo de Jair Bolsonaro publicou mais de 2 milhões de anúncios em canais na internet com "conteúdos inadequados", segundo mostrou um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das …