Estado Islâmico está usando drones comerciais para ataques com bombas

O grupo autodenominado “Estado Islâmico” divulgou um vídeo em que parece usar drones comerciais para bombardear Mossul, no Iraque.

A batalha pela retomada do controle da cidade, antigo bastião do “EI”, já dura seis meses. Especialistas ainda não sabem se o vídeo é verídico.

A BBC visitou um hospital onde dezenas de vítimas de ataques de drones já foram tratadas. Mãe de sete filhos, Umm Mohammed, de 55 anos, estava sentada em uma das macas, sem conseguir dormir por causa da dor em sua perna direita. Ela foi atingida pela explosão mais recente.

“Eu estava deitada no chão, e as pessoas estavam apontando para o céu, de onde a bomba caiu”, disse. “Onde está a segurança quando essas máquinas começam a voar sobre as pessoas e nos matar?”

O uso de drones não deve mudar o rumo do conflito, já que eles carregam uma quantidade pequena de explosivos, e há armas mais letais sendo utilizadas nas linhas de frente. Mas seu impacto psicológico não pode ser deixado de lado, segundo Emanuele Nannini, da agência italiana Emergency, que ajuda na coordenação do hospital em Mossul.

“Fisicamente, os ataques são muito semelhantes aos de morteiros, mas são muito precisos”, diz Nannini.

“Então cada um desses drones está realmente atingindo o alvo escolhido. Psicologicamente, isso pode ser muito ruim para a população, porque eles podem atacar em qualquer momento e em qualquer lugar”, conclui.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …