Para pessoas em recuperação da dependência do álcool ou simplesmente para aquelas que decidiram não beber, estar perto de pessoas que bebem pode ser um verdadeiro desafio.
A longo prazo, isto ainda pode lhes causar um certo isolamento, já que muitas vezes, estas pessoas optam por não sair de casa para não passar vontade. É por isso que nos Estados Unidos, a moda agora são os “bares sóbrios”, que servem apenas bebidas não alcoólicas.
Um desses bares é o Cherokee Recovery Village – no Texas, onde a alcoólatra Ember Zenchyshyn visita regularmente. “Não posso fazer isso sozinha”, diz ela, “Preciso que as pessoas passem por isso comigo e que façam parte de alguma coisa.”
Zenchyshyn está sóbria há 3 anos, mas sente que costuma perder bons momentos com os amigos. Ela revela: “Eu não queria desistir do estilo de vida divertido. Eu não queria apenas ir para casa e dormir às 22h sem fazer nada”.
O ex-alcóolatra e proprietário do bar – Paul French, diz que acredita que seu estabelecimento ajudará aqueles que estão em um programa de recuperação, oferecendo um lugar seguro para socializar sem julgamento.
O lugar se parece com um bar normal, com pouca iluminação, bancos de bar e uma mesa de bilhar – exceto que apenas bebidas não alcoólicas são servidas. “Você pode entrar e pode beber. Só temos bebidas saudáveis “, completa. “Isso permitirá que você entre em estabelecimentos onde há bebida, festas e loucura, e isso não afetará você tão fortemente quanto já afetou”.
No entanto, mais do que pré-experiência de reinserção da vida social, bares como este nos lembram que podemos nos divertir sem álcool. A cliente fiel Zenchyshyn completa: “É a sua vida que está em jogo, você não quer se recuperar apenas para parar de viver, mas aproveitar a vida”.
O Cherokee Recovery Village não é apenas para quem está em recuperação. O bar também acolhe aqueles que estão curiosos para ficar sóbrios. Segundo o proprietário: “Isso realmente despertou as pessoas para os benefícios de saúde de ficar sóbrio, mesmo qxue seja apenas por um curto período de tempo”.
Uma ideia incrível, que tem tudo para ser difundida. Afinal, a felicidade genuína não deveria depender do efeito do álcool ou outras drogas, não é mesmo?
// Hypeness