EUA de Donald Trump batem recorde de execuções de prisioneiros em apenas 1 ano

Os Estados Unidos devem realizar sua oitava execução federal de prisioneiros nesta quinta-feira (19), desde a retomada neste verão de uma prática que estava suspensa por 17 anos e à qual o presidente eleito, Joe Biden, se opõe.

Embora quase todos os estados norte-americanos tenham desistido de aplicar a pena de morte desde o início da pandemia, o governo de Donald Trump realizou um número sem precedentes de execuções: sete desde julho de 2020, contra apenas três nos últimos 45 anos.

Apesar da derrota eleitoral do republicano Donald Trump em 3 de novembro, seu governo manteve a execução de Orlando Hall na noite desta quinta-feira (19) na penitenciária federal de Terre-Haute, no estado de Indiana.

O afro-americano de 49 anos foi condenado em 1995, por um júri totalmente branco, à pena de morte pelo estupro e assassinato de uma garota de 16 anos que ele teria espancado e enterrado viva, junto com cúmplices, como parte de um acerto de contas.

Hall nunca negou o papel que desempenhou na trágica morte de Lisa Rene, mas o júri que o condenou nada sabia dos traumas sofridos em sua infância”, disseram seus advogados Márcia Widder e Robert Owen, que também denunciaram a presença de “preconceito racista” durante o julgamento.

Segundo os advogados, o histórico do condenado à morte “reflete as preocupantes disparidades raciais na pena de morte nos Estados Unidos”, onde 45% dos prisioneiros no corredor da morte são negros, enquanto eles representam apenas 13% da população.

Nos Estados Unidos, a maioria dos crimes é julgada em nível estadual, mas a morte de Lisa Rene ocorreu entre o Texas e o Arkansas, o que explica o envolvimento da justiça federal.

Injeção da morte

À medida que se aproximava a data marcada para sua execução, Orlando Hall apelou à Suprema Corte dos Estados Unidos para contestar o protocolo adotado: uma injeção de pentobarbital, substância acusada de causar terrível sofrimento.

Se o Tribunal se recusar a conceder-lhe uma prorrogação, ele será o primeiro prisioneiro em 131 anos condenado à morte por um governo de “patos mancos”, de acordo com a expressão norte-americana que designa os governantes ao final de seu mandato e derrotados nas urnas, observou o Centro de informações sobre a pena de morte.

Pela primeira vez em quase 70 anos, o governo Trump também planejou executar uma mulher, Lisa Montgomery, em 8 de dezembro. Mas um juiz decidiu na quinta-feira que ela não poderia ser morta em 2020 porque seus advogados contraíram a Covid-19, o que os impede de preparar um pedido de clemência. Os Estados Unidos também planejam executar outro prisioneiro, Brandon Bernard, em 10 de dezembro.

Destacando o risco de erros na aplicação da pena de morte, o democrata Joe Biden, que deve assumir o cargo em 20 de janeiro, se comprometeu a trabalhar com o Congresso para aprovar uma lei que acabe com a pena de morte em nível federal.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …