Egípcios encontram antiga necrópole com uma “mensagem da vida após a morte”

O Ministro das Antiguidades do Egito anunciou a descoberta de uma antiga necrópole, perto de uma cidade do Vale do Nilo, que pode se tornar a próxima “galinha dos ovos de ouro” do turismo no país. Ou assim se espera.

Até agora, os arqueólogos encontraram dezenas de túmulos de pedra, incluindo 40 sarcófagos, joias, cerâmica e uma máscara de ouro, com mais de 2 mil anos, datando do último período dos faraós. A descoberta foi feita em um local perto de Minya, cidade localizada no Vale do Nilo, a sul do Cairo.

Muitos dos artefatos e dos túmulos são de sacerdotes do antigo deus egípcio Thoth, que zelava pela sabedoria, a escrita, a ciência, a magia e o julgamento dos mortos, de acordo com o site Phys.org. Um desses sacerdotes seria um dos “Grandes Cinco”, os mais importantes sacerdotes de Thoth, refere a BBC.

O túmulo desse alto sacerdote inclui mais de mil estatuetas e quatro vasos com tampas, com a forma dos rostos dos quatro filhos do deus Horus, que “ainda contêm os órgãos internos mumificados” do falecido, explica o diretor da missão de escavação, Mostafa Waziri.

“Os vasos estão decorados com textos hieróglifos que mostram o nome e os títulos dos seus donos”, refere ainda Waziri. O arqueólogo fala ainda na “maravilhosa coincidência” da descoberta de um colar de encanto de Ano Novo, com a inscrição “Feliz Ano Novo”.

“É uma mensagem que nos foi enviada da vida após a morte”, considera Waziri. Entre as descobertas efetuadas está ainda um colar de bronze com uma imagem da deusa Nut que, para os egípcios, oferecia proteção na vida do além.

Dr. Kaled El-Enany announced the discovery of an ancient Egyptian cemetery located six kilometers north of Tuna Al-Gabal archaeological site in Meniya Governorate, south of Cairo

Posted by ‎Ministry of Antiquities وزارة الآثار‎ on Sunday, February 25, 2018

O ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Enany, já referiu que “isso é apenas o início de uma nova descoberta”. “Muito em breve, vamos acrescentar uma nova atração arqueológica ao Egito”, salientou.

O diretor da missão de escavação acredita que os trabalhos no local devem demorar ainda mais cinco anos, de modo a ser possível “desenterrar todas as sepulturas do cemitério”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …