Egípcios encontram antiga necrópole com uma “mensagem da vida após a morte”

O Ministro das Antiguidades do Egito anunciou a descoberta de uma antiga necrópole, perto de uma cidade do Vale do Nilo, que pode se tornar a próxima “galinha dos ovos de ouro” do turismo no país. Ou assim se espera.

Até agora, os arqueólogos encontraram dezenas de túmulos de pedra, incluindo 40 sarcófagos, joias, cerâmica e uma máscara de ouro, com mais de 2 mil anos, datando do último período dos faraós. A descoberta foi feita em um local perto de Minya, cidade localizada no Vale do Nilo, a sul do Cairo.

Muitos dos artefatos e dos túmulos são de sacerdotes do antigo deus egípcio Thoth, que zelava pela sabedoria, a escrita, a ciência, a magia e o julgamento dos mortos, de acordo com o site Phys.org. Um desses sacerdotes seria um dos “Grandes Cinco”, os mais importantes sacerdotes de Thoth, refere a BBC.

O túmulo desse alto sacerdote inclui mais de mil estatuetas e quatro vasos com tampas, com a forma dos rostos dos quatro filhos do deus Horus, que “ainda contêm os órgãos internos mumificados” do falecido, explica o diretor da missão de escavação, Mostafa Waziri.

“Os vasos estão decorados com textos hieróglifos que mostram o nome e os títulos dos seus donos”, refere ainda Waziri. O arqueólogo fala ainda na “maravilhosa coincidência” da descoberta de um colar de encanto de Ano Novo, com a inscrição “Feliz Ano Novo”.

“É uma mensagem que nos foi enviada da vida após a morte”, considera Waziri. Entre as descobertas efetuadas está ainda um colar de bronze com uma imagem da deusa Nut que, para os egípcios, oferecia proteção na vida do além.

Dr. Kaled El-Enany announced the discovery of an ancient Egyptian cemetery located six kilometers north of Tuna Al-Gabal archaeological site in Meniya Governorate, south of Cairo

Posted by ‎Ministry of Antiquities وزارة الآثار‎ on Sunday, February 25, 2018

O ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Enany, já referiu que “isso é apenas o início de uma nova descoberta”. “Muito em breve, vamos acrescentar uma nova atração arqueológica ao Egito”, salientou.

O diretor da missão de escavação acredita que os trabalhos no local devem demorar ainda mais cinco anos, de modo a ser possível “desenterrar todas as sepulturas do cemitério”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …