Aécio comemora resultado do PSDB nas eleições e fala em cautela para 2018

Marri Nogueira / Agência Senado

O Senador Aécio Neves (PSDB-MG)

O Senador Aécio Neves (PSDB-MG)

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), fez hoje uma avaliação do resultado das eleições municipais.

Um dia após o segundo turno, quando seu partido confirmou-se como o que mais cresceu nas urnas, Aécio Neves comemorou o resultado, mas ressaltou a necessidade de cautela em relação às próximas eleições gerais, em 2018.

“O PSDB teve nessas últimas eleições municipais, as primeiras após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a mais extraordinária vitória de toda a sua história”, disse.

“Eu faço também uma análise política para dizer que temos que ter muito cuidado ao fazer um link, uma relação direta com futuras eleições a partir do resultado que tivemos. Porque seria o caso do PSDB se autoproclamar o futuro governante do país e nós sabemos que, longe disso, não é assim que as coisas acontecem”, ponderou.

Apesar do tom ameno, Neves ressaltou que o bom resultado dos candidatos tucanos nestas eleições se deve a um movimento iniciado no último pleito para a Presidência da República, disputado por ele.

Há um recado claro dado a nós de aprovação da nossa conduta, que não se iniciou no momento pré-eleitoral. Eu consigo compreender esse processo de crescimento do PSDB a partir de 2014, quando resgatamos nosso legado de forma clara, quando apontamos caminhos corajosos para o Brasil ainda na campanha eleitoral, e mesmo depois dela quando continuamos a pregar o equilíbrio das contas públicas, a transparência do governo e continuamos a denunciar os desatinos cometidos pelo governo do PT”.

Derrota na prefeitura

Quanto à derrota de seu candidato em Belo Horizonte (MG), sua residência eleitoral, Aécio Neves buscou relativizar o resultado. O empresário Alexandre Kalil (PHS) venceu a disputa para a prefeitura contra João Leite (PSDB).

Segundo Aécio, o PSDB saiu vitorioso em Minas Gerais porque ganhou em cidades importantes ou com candidatos próprios ou por meio de coligações com partidos aliados. Além disso, ele ressaltou a derrota petista no estado.

Questionado se o cenário pós eleitoral favorece uma candidatura de Geraldo Alckmin à presidência da República em 2018, Neves minimizou esse efeito. Segundo ele, “a vitória em São Paulo foi extraordinária, como foram extraordinárias as vitórias em todas as outras regiões do país” para o partido.

“Antecipar esse processo é um desserviço não apenas ao partido, mas àquilo que é essencial: construirmos a nossa agenda, a agenda que vai tirar o Brasil da crise, que vai voltar a gerar esperança nos agentes econômicos e, consequentemente, emprego. As eleições de 2018 não são nossa prioridade nesse momento”, afirmou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …