O submarino ARA San Juan zarpou sem comida e oxigênio suficientes

(dv) Armada Argentina / EFE / EPA

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

O submarino da marinha argentina ARA San Juan, que desapareceu em novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, zarpou sem comida e oxigênio suficientes.

Com base nos documentos apresentados no congresso argentino, pelo chefe do gabinete Marcos Peña, e a advogada do caso ARA San Juan, Valeria Carrera, demonstrou que a reserva de alimentos deveria ser suficiente para toda a tripulação durante sete dias. No entanto, foi suficiente para apenas 34 tripulantes.

De acordo com as informações de Carrera, o submarino partiu para a missão com “240 unidades de conserva mistas” e a mesma quantidade de “bebidas energéticas de meio litro”, além de duas barras de cereais e dois chocolates por tripulante.

Além de alimentos, o oxigênio também não era suficiente. O ARA San Juan “zarpou com 1.059” filtros “canister”, utilizados para evitar a contaminação por hidróxido de carbono, quando o recomendado corresponde a 1.600 unidades.

Além disso, 95% dos filtros já estavam fora de validade. O submarino tinha apenas “24 dispositivos de oxigênio OR 3.000” para seis dias de emergência, quando “o fabricante do submarino recomenda ter 100 dispositivos”, assegurou Valeria Carrera.

A mídia argentina recorda que, alguns meses antes do desaparecimento do ARA San Juan, Pedro Martín Fernández, comandante do submarino, fez várias reclamações à Marinha.

O comandante exigiu, por exemplo, aumentar o número de conservas para viagens duradouras. Além disso, denunciou que muitas das bebidas de missões anteriores foram compradas pelos próprios tripulantes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pequena (e estranha) galáxia orbita a Via Láctea; e ninguém sabe como

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendido os cientistas – pois ninguém sabe ao certo como …

Cientistas podem ter descoberto por que a menstruação dói tanto

Um grupo de cientistas pode ter descoberto novas pistas que ajudam a explicar o motivo da dor menstrual e por que os sintomas pré-menstruais (TPM) podem ser tão dolorosos para algumas mulheres.  Em um grande estudo …

Sepultura mais antiga que as pirâmides do Egito é encontrada na Rússia

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma sepultura antiga na proximidades da cidade de Aksay, na região de Rostov, na Rússia, área onde será construída uma rodovia, revelou a empresa estatal Avtodor. De acordo com os cientistas, …

Matemática desvenda (finalmente) quem escreveu "In My Life", dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música “In My Life”, um dos sucessos dos Beatles, a matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Já pode ser muito tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, tem ficado amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o governo: “ou restauram ou demolem”. Há um ditado que diz que o Taj …

Amazônia: pesca ilegal e desmatamento estão associados a paraísos fiscais

Nesta segunda-feira (13), cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazônia. Em um estudo publicado na Nature Ecology and …

Participação de transexuais nas eleições dos EUA é a maior da história

A participação de pessoas transgênero nas eleições de meio-termo nos Estados Unidos – que serão realizadas em novembro - já é a maior da história norte-americana. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das …

Estudo mostra que Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti

Estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco revela que o vírus Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. De acordo com pesquisadores, imigrantes ilegais e militares brasileiros que participaram da missão de paz …

Jacarta, a capital da Indonésia, pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. “A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é brincadeira”, adverte Heri Andreas, cientista do …

Cabral admite ter recebido R$ 5 milhões de caixa 2 do Rei Arthur (mas "nunca aceitou propina")

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral sustentou, em depoimento à Justiça Federal, que todo o dinheiro que recebeu era recurso de caixa 2 e que nunca aceitou propina. Ele foi interrogado nesta segunda-feira (13) pelo juiz Marcelo Bretas, …