O submarino ARA San Juan zarpou sem comida e oxigênio suficientes

(dv) Armada Argentina / EFE / EPA

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

O submarino da marinha argentina ARA San Juan, que desapareceu em novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, zarpou sem comida e oxigênio suficientes.

Com base nos documentos apresentados no congresso argentino, pelo chefe do gabinete Marcos Peña, e a advogada do caso ARA San Juan, Valeria Carrera, demonstrou que a reserva de alimentos deveria ser suficiente para toda a tripulação durante sete dias. No entanto, foi suficiente para apenas 34 tripulantes.

De acordo com as informações de Carrera, o submarino partiu para a missão com “240 unidades de conserva mistas” e a mesma quantidade de “bebidas energéticas de meio litro”, além de duas barras de cereais e dois chocolates por tripulante.

Além de alimentos, o oxigênio também não era suficiente. O ARA San Juan “zarpou com 1.059” filtros “canister”, utilizados para evitar a contaminação por hidróxido de carbono, quando o recomendado corresponde a 1.600 unidades.

Além disso, 95% dos filtros já estavam fora de validade. O submarino tinha apenas “24 dispositivos de oxigênio OR 3.000” para seis dias de emergência, quando “o fabricante do submarino recomenda ter 100 dispositivos”, assegurou Valeria Carrera.

A mídia argentina recorda que, alguns meses antes do desaparecimento do ARA San Juan, Pedro Martín Fernández, comandante do submarino, fez várias reclamações à Marinha.

O comandante exigiu, por exemplo, aumentar o número de conservas para viagens duradouras. Além disso, denunciou que muitas das bebidas de missões anteriores foram compradas pelos próprios tripulantes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biblioteca Pública de NY coloca clássicos no Stories do Instagram de forma integral

A ideia do projeto ‘Instanovels’ é tornar os livros acessíveis ao maior número de pessoas e revolucionar a forma como lidamos com as redes sociais Não há dúvidas de que as redes sociais são ferramentas poderosas …

Cientistas criam ligamentos e tendões impressos em 3D

Ligamentos e tendões humanos impressos em 3D. Esta é a grande novidade de uma equipe de engenheiros biomédicos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Eles criaram um método para imprimir células 3D para produzir tecido humano, …

Francisco proclama santos o bispo salvadorenho Óscar Romero e o papa Paulo VI

O papa Francisco proclamou santos o arcebispo salvadorenho assassinado Óscar Romero, emblema de uma Igreja comprometida com os pobres, e o papa italiano Paulo VI, o pontífice do diálogo, em uma multitudinária missa de canonização …

Após furacão Leslie, Portugal lembra zona de guerra

Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas em Portugal em resultado do furacão Leslie, que atingiu a costa do país na noite de sábado para domingo (14), deixando milhares de casas sem eletricidade. Segundo comunica o jornal …

Impostos sobre a internet tomam conta da África subsaariana, silenciando os cidadãos

Em meio à “imposição de impostos aos blogueiros” na Tanzânia e o recente imposto sobre as redes sociais em Uganda, o governo da Zâmbia igualmente aprovou um imposto sobre os usuários das redes sociais e …

Dieta da moda quer ajudar no combate ao aquecimento global

Novas evidências científicas indicam que as mudanças climáticas estão se acentuando e estamos ficando sem tempo para arrumar uma solução e evitar uma catástrofe. Mas não se desespere ainda. De acordo com um novo estudo, podemos …

Asteroide deixa cientistas perplexos com sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, que os deixaram perplexos, informa o site do Centro Aeroespacial Alemão, DLR. Os dados obtidos apontam para uma …

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas

Entre as 19h de domingo (7) e as 15h de quinta-feira (11), usuários do Twitter movimentaram a rede com 2,7 milhões de postagens relacionadas a ataques motivados por divergências político-ideológicas, no contexto das eleições, e …

Com recompensa de US$ 25 mi, líder do grupo EI é o homem mais procurado do mundo

A revista francesa Le Point desta semana traz uma longa reportagem sobre Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do grupo Estado Islâmico (EI). O texto conta como as forças sírias, mas também soldados curdos, norte-americanos e …

Apple Watch gravou assassinato de jornalista, diz imprensa turca

O Apple Watch usado pelo jornalista saudita Jamal Khashoggi, que desapareceu após entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul, no último dia 2, gravou seu assassinato, afirma o jornal turco "Sabah". "Jamal Khashoggi sincronizou o …