Segundo a imprensa espanhola, Younes Abouyaaqoub teria sido abatido. A informação não foi ainda confirmada pelas autoridades espanholas.
Atentado em Barcelona
-
21 agosto, 2017 Autor do atentado teria sido abatido em Barcelona; número de mortes sobe para 15
A imprensa espanhola informa que o suspeito de conduzir a van que atropelou e matou várias pessoas e feriu centenas nas Ramblas, em Barcelona, Younes Abouyaaqoub já foi detido pelas autoridades espanholas.
A polícia catalã confirmou, através do Twitter, que uma operação está sendo levada a cabo em Subirats e vários jornais espanhóis apontam este como o local onde teria sido detido Abouyaaqoub.
O El Español e o La Vanguardía afirmam que o homem teria sido abatido. Segundo o El País, o homem que foi abatido carregava consigo um cinto de explosivos.
Um cidadão teria denunciado a presença do fugitivo na zona de Subirats y Sant Sadurní e, na chegada ao local, uma patrulha disparou contra o homem que teria um cinto de explosivos. A polícia já confirmou que o homem foi abatido, mas não revelou se se trata, ou não, de Abouyaaquob.
Uma fonte de uma organização de combate ao terrorismo disse ao jornal espanhol que um homem “com os traços de Younes Abouyaaquob” foi abatido. Não há qualquer confirmação oficial, mas o governo catalão irá falar em coletiva de imprensa.
A 15ª vítima
O número de mortes nos atentados terroristas de Barcelona e Cambrils subiu para 15, com a informação confirmada pelas autoridades catalãs, nesta segunda-feira (21), em coletiva de imprensa.
A 15ª vítima é Pablo Pérez, que foi esfaqueado. Depois do atropelamento, o suspeito fugiu, inicialmente a pé, atravessando o mercado de La Boqueria. Teria caminhado alguns quilômetros, acabando por na zona universitária. Posteriormente, roubou um carro para escapar, veículo que abandonou após percorrer mais três quilômetros.
No interior do Ford Focus branco foi encontrado o corpo de Pablo Pérez, morto por arma branca. A polícia confirma agora que esta morte está relacionada com o atentado de quinta-feira, elevando o número de vítimas mortas.
Quando a polícia se aproximou do carro, encontrou o corpo de Pablo Pérez com um mochila ao lado – que se suspeitou conter explosivos, mas estava vazia. As autoridades acreditavam que Pérez tinha sido morto pelos tiros de quando perseguiam Abouyaaqoub. Mais tarde, foi confirmado que a causa da morte foi esfaqueamento.
Ciberia // ZAP