Avalanche atinge hotel na Itália e faz dezenas de mortos

@emergenzavvf / Twitter

Hotel Rigopiano, numa estância de esqui em Itália, depois da avalanche que fez vários mortos

Hotel Rigopiano, numa estância de esqui em Itália, depois da avalanche que fez vários mortos

Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu essa quinta-feira (19) um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália central, divulgaram os média locais, citando as equipes de socorro.

“Há muitos mortos”, indicou António Crocetta, um dos chefes das equipes de socorro enviadas para o local durante a madrugada. A proteção civil italiana informou que 30 pessoas estão desaparecidas.

Estavam registrados 22 hóspedes no hotel Rigopiano, no maciço de Gran Sasso, a 1.300 metros de altitude, na cordilheira dos Alpeninos, a cerca de 45 quilómetros da cidade costeira de Pescara. De acordo com a mídia local, estavam pelo menos 20 clientes e sete pessoas do staff no hotel.

A avalanche terá sido desencadeada pelos vários sismos e réplicas registados, esta quarta-feira, no centro de Itália.

As equipes de resgate seguiram para o local depois de receberem durante a noite algumas mensagens de texto que alertavam para uma avalanche, mas as condições meteorológicas adversas, com vários nevões e mais de cinco metros de neve acumulada, dificultaram o acesso ao local.

Segundo a imprensa italiana, vários hóspedes enviaram mensagens a pedir socorro: “Ajudem-nos, estamos a morrer de frio”.

Cerca das 4h locais, chegaram as primeiras equipes de resgate e resgataram de imediato dois hóspedes que se encontravam no exterior do hotel e que se refugiaram no interior de um veículo, conseguindo desta forma alertar as autoridades.

Um dos sobreviventes, Giampiero Parete, tinha saído do hotel para ir buscar uma coisa ao carro. A mulher e os dois filhos, de seis e oito anos, ficaram soterrados. “Perdi tudo debaixo da neve“, terá dito a um amigo, ainda em estado de choque.

Estão igualmente no local algumas ambulâncias e outros meios de resgate.

Segundo os primeiros testemunhos das equipes de socorro, o hotel Rigopiano está completamente soterrado na neve, parcialmente derrubado, e são visíveis algumas luzes no interior, mas não se ouvem pessoas pedindo ajuda.

Os órgãos de comunicação italianos, citando fonte das equipes de socorro, indicam que a primeira vítima mortal retirada do interior do hotel é um homem. As equipes de socorro anunciaram ter encontrado um segundo corpo, mas sem mais detalhes.

Os elementos dos grupos de resgate continuam escavando a neve na busca de mais vítimas, em condições “muito difíceis”.

UE pronta a mobilizar todos os meios disponíveis

O presidente da Comissão Europeia garantiu que a União Europeia está pronta para mobilizar todos os meios ao seu dispor para ajudar Itália.

“Em nome de toda a Comissão Europeia, reitero a nossa solidariedade para com o povo e as autoridades italianas. Faremos tudo o que pudermos para ajudar neste momento difícil. A UE não deixará a Itália enfrentar sozinha esta tragédia”, afirmou Jean-Claude Juncker, numa mensagem divulgada em Bruxelas.

Afirmando que “a UE está pronta a mobilizar todos os instrumentos ao seu dispor”, Juncker anunciou que já pediu ao comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, “para estar em permanente contacto com as autoridades nacionais, para mobilizar qualquer apoio que seja solicitado”.

“Um sismo em Itália é um sismo no coração da Europa”, disse Juncker, que enviou as condolências “a toda as famílias e amigos” das vítimas de mais um sismo no centro de Itália.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …