Avião comercial cai em zona montanhosa do Irã com 66 a bordo

aeroprints.com / Wikimedia

Aeronave ATR-72 da companhia iraniana Aseman

Um avião iraniano da companhia Iran Asenam Airlines que fazia a ligação entre a capital Teerã a cidade de Yasuj (sudoeste), com 66 pessoas a bordo, caiu neste domingo (18) em uma zona montanhosa do centro do país.

O aparelho desapareceu dos radares 50 minutos após a decolagem. O avião deixou o aeroporto de Teerã às 8h, pelo horário local, em direção a Yasuj, na província de Ispahan, e caiu no monte Dena, que faz parte da cadeia montanhosa de Zagros, a cerca de 500 km de distância de Teerã. Nesse ponto da viagem, o voo estava a 25 km de seu destino final.

Segundo a agência ANSA, A aeronave modelo ATR-72, de fabricação ítalo-francesa, pertencia à companhia aérea iraniana Aseman e partira da capital do país, Teerã. Seu destino era Yasuj, a cerca de 330 quilômetros de Isfahan. Inicialmente, a empresa declarou que não havia sobreviventes, mas depois voltou atrás.

A Aseman é a terceira maior companhia aérea do Irã e especializada em voos para áreas remotas, embora também faça algumas rotas internacionais. Está proibida de operar na União Europeia por razões de segurança.

As causas da queda ainda não são conhecidas, mas uma tempestade de neve atingia a região na manhã de domingo. Equipes de resgate tentam localizar o aparelho. Das 66 pessoas a bordo, 60 eram passageiras, incluindo uma criança, e seis eram tripulantes.

Segundo explicou à agência EFE, o porta-voz da Aseman, Mohamad Taqi Tabatabai, o mau tempo dificulta os trabalhos de resgate do avião acidentado, e os funcionários da companhia ainda não conseguiram chegar ao local do acidente. Um helicóptero enviado ao local do acidente não conseguiu aterrissar por causa da forte chuva, nevoeiro e vento.

Tabatabai afirmou que ainda não foi possível confirmar se as 66 pessoas que viajavam no avião ATR-72 morreram, mas que essa foi uma informação dada pelos habitantes da região.

Moradores de Samirom, no centro do Irã, afirmam ter visto o aparelho – um modelo ATR-72, fabricado pelo consórcio Airbus-Finmeccanica – cair em uma zona montanhosa próxima da cidade.

Em um primeiro momento, o porta-voz da companhia aérea, Mohammad Tabatabai, declarou à televisão estatal Irib que buscas efetuadas na região indicavam que os 60 passageiros e seis tripulantes da aeronave tinham morrido no acidente.

Pouco depois, ele voltou atrás dizendo que o aparelho não tinha sido encontrado e, por isso, a companhia “não podia confirmar de forma precisa e definitiva a morte de todos os passageiros”.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, ordenou a abertura de uma investigação sobre o caso. O último acidente grave com um avião de linha iraniano aconteceu em 2014, quando 39 pessoas morreram na queda de um Antonov 140 da companhia iraniana Sepahan.

Frota envelhecida

As sanções impostas pela ONU, pelos Estados Unidos e por países europeus ao Irã impediram durante vários anos a renovação da frota de aviões comerciais do país.

A manutenção dos aparelhos e a troca de peças também foi prejudicada pelo embargo, parcialmente suspenso após o acordo nuclear assinado em 2015 pelo governo iraniano e as grandes potências.

Depois do levantamento parcial das sanções, a Iran Air assinou no final de 2016 a compra de 100 aeronaves da Airbus por um valor de cerca de US$ 20 bilhões. A mesma companhia também assinou o maior contrato em 40 anos com a americana Boeing, para a aquisição de 80 aparelhos a fim de substituir a frota envelhecida.

Ciberia // RFI / ANSA / EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …