Avião elétrico poderá fazer voos comerciais daqui a 10 anos

(dr) Wright Electrics

Avião eletrico ESAero ECO-150 da Wright Electrics

O carro elétrico já é assunto do passado para uma startup americana. A Wright Electric – uma provável alusão aos Irmãos Wright, apontados como pioneiros da aviação – quer colocar um avião movido à eletricidade no céu daqui a, no máximo, dez anos.

O objetivo é realizar viagens curtas, de até 480 km de distância, como as rotas Londres-Paris e Boston-Nova York.

A empresa apresentou uma prévia do novo meio de transporte durante o Dia de Demonstração da Y Combinator, uma das maiores aceleradoras de startups do Vale do Silício, nos EUA.

O avião da Wright Electric terá 150 lugares e promete competir pelo mercado dominado por aeronaves dos modelos 737 da Boeing e A320 da Airbus. Para realizar essa façanha, a empresa fechou uma parceria com a companhia aérea britânica de baixo custo EasyJet.

Há uma semana, em seu blog oficial, a Wright Electric insinuou que fecharia um acordo com a EasyJet. “Estamos animados em informar que temos uma potencial parceria com uma companhia aérea. Além disso, um indivíduo quer nosso avião de 150 lugares como seu jato privado.”

Jeff Engler, CEO da startup, disse durante o evento que a forma e o design do avião não trarão nenhuma novidade. Isso porque, segundo ele, tais componentes já foram aperfeiçoados, informa o site TechCrunch.

Na realidade, o que dificulta o desenvolvimento do avião é o que torna ele interessante: a bateria que irá alimentar os motores. Caso a tecnologia avance rapidamente e as baterias se tornem melhores, veremos um avião totalmente elétrico na próxima década.

Contudo, se isso não acontecer, a empresa pretende lançar uma aeronave com motor híbrido – um sistema já utilizado em alguns carros.

De acordo com a Wright Electric, para a aeronave se tornar viável eletricamente, será preciso reduzir a velocidade de cruzeiro. Entretanto, a empresa reconhece que as instituições que regulam a aviação exigem reservas substanciais de combustível.

Isso, segundo a startup, transforma a viagem de um trecho em apenas um sonho. “Não estamos perto de um avião comercial. Mas é um começo.”

Apesar disso, a startup se mantém esperançosa e tem trabalhado com várias empresas do setor, como a Chip Yates, que registrou o maior voo elétrico do mundo : mais de 1.400 km de viagem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …