A Tesla é uma empresa inovadora e, apesar de ainda não ter dado lucro, inspira bastante confiança em investidores.
Prova disso é o fato de ela ter se tornado recentemente a mais valiosa do setor em todos os Estados Unidos, superando tradicionais rivais como GM e Ford.
E os planos de expansão da companhia continuam firmes, inclusive com a previsão de lançamento de um caminhão elétrico em breve.
Esta aposta faz todo o sentido, considerando que os caminhões são um dos setores onde a condução autônoma ou semi-autônoma faz mais sentido, e onde será mais simples de implementar – nas rotas fixas e em auto-estrada.
Segundo o presidente e fundador da empresa Elon Musk anunciou no Twitter nesta quinta-feira (13), o veículo deve ser exibido oficialmente ao mundo ainda neste ano. “A revelação do caminhão Tesla Semi está definida para setembro”, conta o executivo. “A equipe realizou um trabalho incrível. De verdade, é um outro patamar.”
Ao responder seus seguidores, Musk fez ainda outra revelação: a de que a Tesla está trabalhando em uma picape com previsão de exibição pública entre “18 e 24 meses” a partir de agora.
A ideia de lançar um caminhão elétrico articulado foi detalhada recentemente em um documento divulgado pela Tesla, no qual a companhia revelou seus projetos para o futuro. O texto informava que Musk tem por objetivo reduzir o custo de transporte de carga que caminhões elétricos podem gerar.
“Acreditamos que os caminhões articulados da Tesla vão oferecer uma redução substancial no custo de transporte de carga, além de aumentar a segurança e tornar tudo isso bastante divertido de operar”, indicava o texto.
Mas a utilização destes veículos não para por aí, e até mesmo o transporte urbano de passageiros está no rol das possibilidades apresentadas para os caminhões da empresa de Elon Musk.
Ciberia // Canaltech