No deserto de Mojave, no estado da Califórnia, a maior aeronave do mundo foi retirada do hangar. Este avião é capaz de lançar foguetes-portadores.
Equipado com um chassi de 28 rodas, a aeronave tem 6 motores e dois cockpits, pesa 230 toneladas, tem 15 metros de altura e 117 metros de envergadura – aproximadamente o comprimento de um campo de futebol, o que o torna o maior do mundo nesta métrica.
As caraterísticas técnicas lhe permitem transportar cargas de até 250 toneladas, indica a Stratolaunch, empresa de transporte espacial que desenvolveu o avião.
O avião foi criado para ser usado como plataforma aérea para lançamento dos foguetes-portadores Pegasus X, de 23,1 toneladas. O objetivo é transportar cargas para órbita baixa da Terra. Primeiro, o avião irá carregar apenas um foguete, mas está previsto aumentar o número para três.
A Stratolaunch foi criada em 2011 por Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, que passou os últimos seis anos trabalhando neste avião gigante.
Allen planeja usar o Stratolaunch como lançador de grandes foguetes espaciais a partir do ar. Em vez de sair de uma plataforma de lançamento, que exige muito combustível, o Stratolaunch dará a propulsão inicial aos foguetes.
De acordo com Jean Floyd, porta-voz da empresa, nos próximos dias serão realizados testes terrestres da aeronave no deserto de Mojave, e o primeiro lançamento poderá ser realizado em 2019.
Ciberia // Sputnik News / Hiper FM