Número de ciclistas cresce em Curitiba, mas infraestrutura segue precária

Everson Bressan / SMCS

-

Duas contagens realizadas pela prefeitura, a primeira em 2015 e a segunda em março deste ano, sinalizam que o número de ciclistas vem crescendo em Curitiba: em duas horas de acompanhamento, 466 pessoas passaram de bicicleta pela esquina da Rua Mariano Torres com a Sete de Setembro, um número 198% maior em relação à contagem anterior.

Segundo o professor e coordenador do Projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Carlos Belotto, a infraestrutura cicloviária municipal avançou de cinco anos para cá, principalmente pelo envolvimento da população.

Grupos e movimentos cicloativistas passaram a fazer cobranças que garantiram novas implementações, como a ciclofaixa da Av. Marechal Floriano Peixoto, depois de Curitiba passar quase duas décadas adormecida, sem novas iniciativas para quem se locomove de bicicleta.

“As primeiras ciclovias ligavam parques entre si e foram pensadas para o lazer. Muitos caminhos ainda permanecem com essa característica. A cidade teve melhorias, mas ainda estamos longe de poder afirmar que a nossa infraestrutura é ideal para os ciclistas”, diz Belotto.

O professor sinaliza que Curitiba é uma das cidades brasileiras com mais condições de adequar sua infraestrutura e atingir o padrão de mobilidade verificado em muitos países europeus, como na Holanda. “Mas, para isso, é preciso construir mais ciclovias que não se restrinjam ao centro da cidade e que interliguem os bairros”, afirma.

Para Belotto, a via calma da Sete de Setembro, por exemplo, pode se estender pela Avenida República Argentina, enquanto a que foi delimitada na João Gualberto pode continuar por dentro de bairros mais afastados como Boa Vista, Atuba e Santa Cândida.

Projetos municipais

Alguns projetos com o objetivo de melhorar a infraestrutura cicloviária estão em andamento junto à prefeitura.

O vereador Goura Nataraj (PDT) cita o investimento de R$ 2,3 milhões em iluminação de trechos estratégicos e o projeto da Bicicleta Pública de Curitiba, assinado na gestão anterior, com 480 bicicletas disponíveis para serem alugadas em 43 estações espalhadas no centro e bairros adjacentes.

“Agora precisamos criar uma rede cicloviária e levar ciclovias para a região sul da cidade, a mais densa e mais pobre da cidade, onde a bicicleta pode fazer muita diferença”, destaca. Outro projeto envolve a criação de ciclovias intercampi, ou seja, que conectem os campi universitários.

Goura aponta, ainda, que nos países onde a bicicleta já se tornou um dos principais meios de transporte, as políticas públicas vieram como resultado da pressão popular.

“As pessoas começaram a se locomover mais e mais de bicicleta e, com isso, exigiram a construção de infraestrutura adequada. A diferença é que, sobretudo na Europa, os gestores tomaram consciência e tiveram empatia com a causa, fazendo dela uma prioridade”, analisa.

O vereador explica que as conquistas devem partir de demandas e reivindicações populares, mas precisam do apoio do governo para ser efetivadas. Aqui, até mesmo as empresas de ônibus pressionam em sentido contrário ao da mobilidade alternativa.

“Por muito tempo a Urbs achou que incentivar a bicicleta ia desestimular as pessoas a usarem ônibus, trazendo prejuízo para seus lucros. Temos que tirar a bicicleta dessa polarização política de esquerda ou direita e pensá-la para além disso: é um serviço para o cidadão”, avalia Goura.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …