Bill Gates vai se reunir com Donald Trump nesta segunda e ninguém sabe o porquê

UN Geneva / Flickr

Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Bill Gates confirmou neste fim de semana que irá se reunir com o presidente Donald Trump nesta segunda-feira (20), mas não revelou qual será a agenda do encontro.

Obviamente, a não-divulgação da pauta da reunião fez muita gente se perguntar o que o antigo chefão da Microsoft tem a discutir com o presidente norte-americano. Em um comunicado divulgado neste domingo (19), a Fundação Bill & Melinda Gates deu uma pista:

“A Fundação tem um extenso histórico de colaboração com o Governo para solucionar prioridades em comum, como a saúde global e a educação e desenvolvimento do país”, disse a organização. “Bill irá se reunir com os líderes do congresso e membros da administração do presidente Trump para debater os progressos feitos até aqui nessas áreas e o papel crítico e indispensável que os Estados Unidos têm desempenhado no cumprimento dessas metas”.

Os dois antigos empresários já haviam se encontrado em dezembro para debater assuntos relacionados a inovação.

Gates se mostrou otimista após a reunião com o àquela época recém-eleito presidente e disse acreditar que o governo iria “organizar as coisas derrubando barreiras regulatórios” e fazer os Estados Unidos “se destacarem por intermédio da inovação”.

Outro assunto que pode ser debatido pelo filantropo é investimentos e pesquisas em combustíveis limpos, mesmo que Trump já tenha deixado claro que, para ele, o aquecimento global é história para boi dormir.

Apesar disso, Gates anunciou no fim do ano passado um investimento de US$ 1 bilhão na Breakthrough Energy Ventures, em parceria com outros figuras como Jeff Bezos e Michael Bloomberg.

Com o assunto em pauta, Gates provavelmente tentará convencer Trump de que cortar o orçamento destinado à Agência de Proteção Ambiental, EPA, não é algo inteligente. Se ele vai conseguir, isso é outra história.

Bill Gates é um dos poucos executivos de alto escalão que ainda tentam manter algum diálogo com o presidente Donald Trump. Escolhido para fazer parte do conselho econômico de Trump, o cofundador e CEO da Uber Travis Kalanick abandonou o posto em fevereiro.

Outros chefões do Vale do Silício têm preferido se manter distantes do governo desde uma reunião que ocorreu na Trump Tower, em Nova Iorque, em dezembro.

Além de Gates, também Elon Musk, CEO e cofundador da Tesla e da SpaceX, mantém uma agenda regular de reuniões com o presidente. Apesar disso, o empresário já foi ridicularizado por Trump por insistir em assuntos relacionados a inovação e desde então não voltou a falar publicamente sobre tais reuniões.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …