Bill Gates vai se reunir com Donald Trump nesta segunda e ninguém sabe o porquê

UN Geneva / Flickr

Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Bill Gates confirmou neste fim de semana que irá se reunir com o presidente Donald Trump nesta segunda-feira (20), mas não revelou qual será a agenda do encontro.

Obviamente, a não-divulgação da pauta da reunião fez muita gente se perguntar o que o antigo chefão da Microsoft tem a discutir com o presidente norte-americano. Em um comunicado divulgado neste domingo (19), a Fundação Bill & Melinda Gates deu uma pista:

“A Fundação tem um extenso histórico de colaboração com o Governo para solucionar prioridades em comum, como a saúde global e a educação e desenvolvimento do país”, disse a organização. “Bill irá se reunir com os líderes do congresso e membros da administração do presidente Trump para debater os progressos feitos até aqui nessas áreas e o papel crítico e indispensável que os Estados Unidos têm desempenhado no cumprimento dessas metas”.

Os dois antigos empresários já haviam se encontrado em dezembro para debater assuntos relacionados a inovação.

Gates se mostrou otimista após a reunião com o àquela época recém-eleito presidente e disse acreditar que o governo iria “organizar as coisas derrubando barreiras regulatórios” e fazer os Estados Unidos “se destacarem por intermédio da inovação”.

Outro assunto que pode ser debatido pelo filantropo é investimentos e pesquisas em combustíveis limpos, mesmo que Trump já tenha deixado claro que, para ele, o aquecimento global é história para boi dormir.

Apesar disso, Gates anunciou no fim do ano passado um investimento de US$ 1 bilhão na Breakthrough Energy Ventures, em parceria com outros figuras como Jeff Bezos e Michael Bloomberg.

Com o assunto em pauta, Gates provavelmente tentará convencer Trump de que cortar o orçamento destinado à Agência de Proteção Ambiental, EPA, não é algo inteligente. Se ele vai conseguir, isso é outra história.

Bill Gates é um dos poucos executivos de alto escalão que ainda tentam manter algum diálogo com o presidente Donald Trump. Escolhido para fazer parte do conselho econômico de Trump, o cofundador e CEO da Uber Travis Kalanick abandonou o posto em fevereiro.

Outros chefões do Vale do Silício têm preferido se manter distantes do governo desde uma reunião que ocorreu na Trump Tower, em Nova Iorque, em dezembro.

Além de Gates, também Elon Musk, CEO e cofundador da Tesla e da SpaceX, mantém uma agenda regular de reuniões com o presidente. Apesar disso, o empresário já foi ridicularizado por Trump por insistir em assuntos relacionados a inovação e desde então não voltou a falar publicamente sobre tais reuniões.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …