Bill Gates vai se reunir com Donald Trump nesta segunda e ninguém sabe o porquê

UN Geneva / Flickr

Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Bill Gates confirmou neste fim de semana que irá se reunir com o presidente Donald Trump nesta segunda-feira (20), mas não revelou qual será a agenda do encontro.

Obviamente, a não-divulgação da pauta da reunião fez muita gente se perguntar o que o antigo chefão da Microsoft tem a discutir com o presidente norte-americano. Em um comunicado divulgado neste domingo (19), a Fundação Bill & Melinda Gates deu uma pista:

“A Fundação tem um extenso histórico de colaboração com o Governo para solucionar prioridades em comum, como a saúde global e a educação e desenvolvimento do país”, disse a organização. “Bill irá se reunir com os líderes do congresso e membros da administração do presidente Trump para debater os progressos feitos até aqui nessas áreas e o papel crítico e indispensável que os Estados Unidos têm desempenhado no cumprimento dessas metas”.

Os dois antigos empresários já haviam se encontrado em dezembro para debater assuntos relacionados a inovação.

Gates se mostrou otimista após a reunião com o àquela época recém-eleito presidente e disse acreditar que o governo iria “organizar as coisas derrubando barreiras regulatórios” e fazer os Estados Unidos “se destacarem por intermédio da inovação”.

Outro assunto que pode ser debatido pelo filantropo é investimentos e pesquisas em combustíveis limpos, mesmo que Trump já tenha deixado claro que, para ele, o aquecimento global é história para boi dormir.

Apesar disso, Gates anunciou no fim do ano passado um investimento de US$ 1 bilhão na Breakthrough Energy Ventures, em parceria com outros figuras como Jeff Bezos e Michael Bloomberg.

Com o assunto em pauta, Gates provavelmente tentará convencer Trump de que cortar o orçamento destinado à Agência de Proteção Ambiental, EPA, não é algo inteligente. Se ele vai conseguir, isso é outra história.

Bill Gates é um dos poucos executivos de alto escalão que ainda tentam manter algum diálogo com o presidente Donald Trump. Escolhido para fazer parte do conselho econômico de Trump, o cofundador e CEO da Uber Travis Kalanick abandonou o posto em fevereiro.

Outros chefões do Vale do Silício têm preferido se manter distantes do governo desde uma reunião que ocorreu na Trump Tower, em Nova Iorque, em dezembro.

Além de Gates, também Elon Musk, CEO e cofundador da Tesla e da SpaceX, mantém uma agenda regular de reuniões com o presidente. Apesar disso, o empresário já foi ridicularizado por Trump por insistir em assuntos relacionados a inovação e desde então não voltou a falar publicamente sobre tais reuniões.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …