Bill Gates vai se reunir com Donald Trump nesta segunda e ninguém sabe o porquê

UN Geneva / Flickr

Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Bill Gates confirmou neste fim de semana que irá se reunir com o presidente Donald Trump nesta segunda-feira (20), mas não revelou qual será a agenda do encontro.

Obviamente, a não-divulgação da pauta da reunião fez muita gente se perguntar o que o antigo chefão da Microsoft tem a discutir com o presidente norte-americano. Em um comunicado divulgado neste domingo (19), a Fundação Bill & Melinda Gates deu uma pista:

“A Fundação tem um extenso histórico de colaboração com o Governo para solucionar prioridades em comum, como a saúde global e a educação e desenvolvimento do país”, disse a organização. “Bill irá se reunir com os líderes do congresso e membros da administração do presidente Trump para debater os progressos feitos até aqui nessas áreas e o papel crítico e indispensável que os Estados Unidos têm desempenhado no cumprimento dessas metas”.

Os dois antigos empresários já haviam se encontrado em dezembro para debater assuntos relacionados a inovação.

Gates se mostrou otimista após a reunião com o àquela época recém-eleito presidente e disse acreditar que o governo iria “organizar as coisas derrubando barreiras regulatórios” e fazer os Estados Unidos “se destacarem por intermédio da inovação”.

Outro assunto que pode ser debatido pelo filantropo é investimentos e pesquisas em combustíveis limpos, mesmo que Trump já tenha deixado claro que, para ele, o aquecimento global é história para boi dormir.

Apesar disso, Gates anunciou no fim do ano passado um investimento de US$ 1 bilhão na Breakthrough Energy Ventures, em parceria com outros figuras como Jeff Bezos e Michael Bloomberg.

Com o assunto em pauta, Gates provavelmente tentará convencer Trump de que cortar o orçamento destinado à Agência de Proteção Ambiental, EPA, não é algo inteligente. Se ele vai conseguir, isso é outra história.

Bill Gates é um dos poucos executivos de alto escalão que ainda tentam manter algum diálogo com o presidente Donald Trump. Escolhido para fazer parte do conselho econômico de Trump, o cofundador e CEO da Uber Travis Kalanick abandonou o posto em fevereiro.

Outros chefões do Vale do Silício têm preferido se manter distantes do governo desde uma reunião que ocorreu na Trump Tower, em Nova Iorque, em dezembro.

Além de Gates, também Elon Musk, CEO e cofundador da Tesla e da SpaceX, mantém uma agenda regular de reuniões com o presidente. Apesar disso, o empresário já foi ridicularizado por Trump por insistir em assuntos relacionados a inovação e desde então não voltou a falar publicamente sobre tais reuniões.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …