Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

oninnovation / Flickr

O fundador da Microsoft, Bill Gates

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir uma vacina para a COVID-19, a doença que deriva do SARS-CoV-2, o novo coronavírus.

A medida traz uma ampliação considerável nos gastos despendidos pela Bill and Melinda Gates Foundation nos esforços contra a nova moléstia, já que a organização já vinha doando milhões de dólares em doações de insumos clínicos, como equipamentos de proteção e máscaras cirúrgicas.

Esse dinheiro pode acelerar as coisas. Ainda que nós acabemos por escolher no máximo duas delas, vamos financiar estruturas para todas as sete [pesquisas de vacina], justamente para que não precisemos perder tempo decidindo de forma seriada qual das vacinas funciona e só então construir uma fábrica”, disse Gates ao apresentador.

Além disso, Bill Gates novamente ressaltou a importância do isolamento social sem ressalvas como a ferramenta de maior capacidade de prevenção à COVID-19, fazendo eco às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O ex-Microsoft ainda sugeriu que o presidente Donald Trump deveria ordenar o chamado “lockdown” por todo o país, que já sofre com 337.797 casos confirmados e 9.670 mortes pela doença. Na média, cerca de 1.025 pessoas a cada milhão estão infectadas, segundo o mapeamento da COVID-19 atualizado pelo Google.

Globalmente, a COVID-19 está perto de 1,3 milhão de infectados, com quase 71 mil mortes e aproximadamente 271 mil recuperações.

Bill Gates recentemente posicionou críticas ao governo dos Estados Unidos, ressaltando especificamente a demora das autoridades em reagir à pandemia — a que ele se referiu como “cenário de pesadelo” durante a entrevista com Trevor Noah.

O ex-CEO da Microsoft não está sozinho nesses esforços, já que a longeva rival Apple, a fabricante do iPhone, anunciou a doação de um milhão de máscaras faciais desenhadas e projetadas pela própria empresa, conforme anunciado pelo CEO Tim Cook.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …