“Quando eu era criança, o desastre que mais temíamos era uma guerra nuclear. Hoje, o maior risco de catástrofe global não se parece com uma bomba, mas sim com um vírus”.
Assim começa uma palestra ministrada por Bill Gates em um Ted Talk oferecido pelo fundador da Microsoft. O curioso, porém, é que essa não foi uma frase dita na semana passada, em óbvia referência ao coronavírus, mas sim em 2015.
O próprio nome da palestra já soa hoje perfeitamente profético: “O próximo surto? Não estamos preparados” – o que, conforme se espalha o novo coronavírus, vem se comprovando a mais concreta realidade.
A fala pode ser vista na íntegra no Youtube, com opção de legendas em português, e em diversos momentos traz comentários precisos – no que então era somente uma previsão trágica. “Investimos muito em armas nucleares mas bem pouco em um sistema para barrar uma epidemia. Não estamos preparados”, diz Gates.
O bilionário diz com clareza que o que ameaçaria a vida em todo o planeta não seriam os mísseis, mas sim um vírus.
A fala de Gates se revelou de tal forma precisa e correta que os conspiratórios de plantão já criaram mais uma infalível teoria que explica o diagnóstico do empresário: Gates teria financiado a criação do vírus em laboratório, e agora estaria desenvolvendo os kits de teste, remédios e vacinas para aumentar sua fortuna. O que ninguém explica é o motivo pelo qual ele revelaria seu plano ao público 5 anos atrás – mas a lógica, nessas horas, não importa.
// Hypeness