Brasileira casada com vice governador da Pensilvânia é vítima de racismo nos EUA

Casada com o vice-governador do estado da Pensilvânia, nos EUA, a brasileira Gisele Barreto Fetterman foi às redes sociais no último domingo, dia 11, para denunciar um ataque racista que sofreu enquanto fazia compras em uma mercearia local.

O vídeo mostra uma mulher abaixando a máscara no rosto para chamar Gisele por um termo considerado extremamente pejorativo e racista no país.

De acordo com o post, os ataques começaram antes da filmagem, quando ela ainda estava dentro da loja, e seguiram durante uma perseguição pelo estacionamento. Por pensar se tratar de uma rápida e simples ida à mercearia, a “segunda dama” do estado havia dispensado a segurança que costuma lhe acompanhar.

“Eu fui até a mercearia local e fui atacada verbalmente por essa mulher que repetia que eu não pertencia a esse país. O confronto continuou até o estacionamento onde finalmente pude registrar depois que parei de chorar”, escreveu Gisele, que é casada com John Fetterman, político do Partido Democrata e atual vice-governador da Pensilvânia.

“Esse comportamento odioso é ensinado. Se você a conhece, se ela sua vizinha ou parente, por favor, ensine a ela o amor”, seguiu. “Eu amo, amo, amo esse país, mas estamos profundamente divididos”.

Forças oficiais do estado iniciaram investigação imediata, e a agressora já foi identificada – as informações serão avaliadas pela polícia local, mas nenhuma queixa-crime foi prestada.

O governador do estado, Tom Wolf, respondeu à denúncia de Gisele referindo-se à agressão racista como sendo “vergonhosa e inaceitável”, e oferecendo todo apoio e gratidão à brasileira, que preside três ONGs nos EUA, por seu “trabalho incansável para tornar a Pensilvânia o lugar mais diverso e inclusivo que é hoje”, disse o governador.

“Gisele Fetterman usa quase todo seu tempo fazendo do nosso estado e mundo um lugar melhor e ela – e todo morador da Pensilvânia – merece respeito e não ódio tão frequentemente demonstrado por pessoas que procuram dividir ainda mais o país em um tempo em que a união é tão necessária”, escreveu Wolf. “Racismo é inaceitável sempre. Ninguém deve se sentir indesejado em nossa comunidade pela sua raça ou etnia”.

Gisele Barreto Fetterman é carioca, tem 38 anos e vive nos EUA desde a infância, quando mudou para o país com sua mãe. Mãe de três crianças com John, ela viveu por mais de uma década por lá indocumentada, e conseguiu o Green Card – documento que garante sua residência fixa e legalizada no país – em 2004, tornando-se cidadã estadunidense em 2009.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …