Desde abril, já ocorreram 20 misteriosas explosões na parte rural deste estado norte-americano. As autoridades investigam, mas ainda não sabem explicar o porquê de isto estar acontecendo.
No dia 13 de maio, a parte rural da Pensilvânia, nos EUA, foi acordada por uma forte explosão. No dia seguinte, foi encontrada uma cratera com cerca de um metro de largura, numa estrada em meio à densa floresta e coberta por vários detritos.
Essa foi a vigésima explosão do gênero desde abril e, embora o Exército e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) já investiguem os casos, a verdade é que ainda não sabem explicar o porquê de isto acontecer, conta o Washington Post.
Os detalhes fornecidos pela polícia do estado também são escassos. Em declarações ao jornal, o porta-voz da polícia, Marc Allen, explica que as autoridades não querem alertar os possíveis suspeitos sobre o quanto já sabem sobre esta série de explosões misteriosas.
O certo é que todas ocorreram entre 1h e 4h da manhã nos últimos dois meses e ninguém ficou ferido, de acordo com o comunicado divulgado pela polícia. O porta-voz também acrescenta que não foram causadas por razões geológicas ou técnicas. Conclusão: foram mesmo intencionais.
Charlene Hennessy, porta-voz da ATF, também não quis dar muitos detalhes mas especulou que as explosões possam ser provocadas por grandes quantidades de explosivos conhecidos como Tannerite, que são vendidos legalmente, mas que não estão regulados pela agência governamental.
De acordo com o jornal norte-americano, a verdade é que explodir grandes quantidades de Tannerite é algo bastante comum de se encontrar nos vídeos do YouTube. “Por isso, não ficaria surpreendida se fosse isso”, afirmou Hennessy à mídia local.
No entanto, a falta de informações e o secretismo das autoridades dão abertura para que os moradores tenham suas próprias teorias, como por exemplo a possibilidade de serem satélites caindo do céu ou perfuração ilegal na zona.
Ciberia // ZAP