Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Patrick Hamilton / G20 Australia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul da Filadélfia e estimule o voto democrata no Estado que deu vitória a Donald Trump nas últimas eleições.

Conhecido por atrair grandes multidões, Obama, desta vez, falará para uma reunião muito menor em um comício drive-in com distância social devido às restrições do coronavírus. Seus apoiadores vão ouvi-lo pelo rádio dentro de seus carros. O candidato e ex-vice-presidente, Joe Biden, não participa do evento.

O formato contrasta com o do presidente Donald Trump, que na terça-feira à noite esteve no condado de Erie, um antigo reduto democrata, diante de uma multidão.

No evento republicano, milhares de apoiadores com casacos e chapéus -só metade usando máscaras- gritavam “mais quatro anos!” enquanto Trump entrava no palco.

Contagem regressiva para eleições

As pesquisas mostram Biden à frente e, com o tempo, Trump intensificou seus ataques contra seu opositor democrata, acusando o filho de Biden, Hunter, de corrupção enquanto seu pai era vice-presidente.

Se vencermos a Pensilvânia, venceremos tudo“, disse Trump à multidão na terça-feira, ressaltando a importância do estado do nordeste no caminho para a Casa Branca.

Com 20 votos no Colégio Eleitoral, a Pensilvânia está entre os estados mais importantes na batalha pela eleição presidencial.

Biden tenta reconquistar os eleitores brancos da classe trabalhadora, que foram atraídos por Trump na última eleição com um discurso sobre trazer empregos de volta.

Espera-se que a aparição de Obama estimule a participação entre eleitores que ficaram de fora da última eleição presidencial, e atraia outros moradores dos subúrbios da Filadélfia que apoiaram Obama em 2008 e 2012, mas mudaram para Trump em 2016.

“Especialmente na Filadélfia, ele é a atração máxima e ainda um grande porta-estandarte para os democratas”, disse o ex-prefeito da Filadélfia Michael Nutter.

Batalha pela Pensilvânia

Os democratas obtiveram recentemente uma vitória nas regras de votação neste Estado. A Suprema Corte decidiu não bloquear uma decisão do tribunal da Pensilvânia que permite que as cédulas postadas até o dia da eleição sejam contadas mesmo que cheguem até três dias depois. Espera-se que os votos pelo correio favoreçam os democratas no estado.

Ainda assim, os assessores e aliados de Trump dizem estar confiantes de que o presidente possa vencer na Pensilvânia uma segunda vez, mesmo durante a pandemia do coronavírus.

Ambos os candidatos terão a oportunidade de verificar onde estão na corrida na quinta-feira, quando se encontrarem para seu segundo e último debate televisionado.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …