O menino pernambucano Raul Ayres cresceu observando as estrelas e sonhando com a oportunidade de fazer um curso de Astronomia. Com somente 12 anos, recebe reconhecimento da Nasa por descoberta de novos asteroides.
Apaixonado por Ciência desde criança, o pernambucano Raul Ayres cresceu observando as estrelas e sonhando com a oportunidade de fazer um curso de Astronomia. No entanto, morador de uma cidade pequena do Estado, Carpina, e aluno de escola pública, o menino conta que nunca teve a chance de ter acesso a esse tipo de conteúdo.
Mal sabia ele que, aos 12 anos, com a ajuda de um software desenvolvido pela Nasa, comemoraria um reconhecimento que muita gente grande que trabalha com Ciência sonha em receber: o atestado da Agência Espacial Americana de que descobriu dois novos asteroides no espaço.
O feito veio por meio do programa Caça Asteroides, que disponibiliza mundo afora o software Astrometrica, da Nasa, para escolas e instituições de Ciência, como clubes amadores, a fim de ajudar jovens cientistas a aprimorarem seu trabalho.
No Brasil, a iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e também levou a pequena Nicole Oliveira, de 8 anos, a identificar 7 novos asteroides no espaço, além de ganhar o título de pessoa mais nova do mundo a integrar o programa da Nasa de descobertas astronômicas.
Apenas 4 anos mais velho do que Nicole, Raul também surpreendeu a todos em casa e na escola com seu descoberta.
Agora o menino faz planos de continuar estudando na área e se tornar um profissional capaz de garantir maior acesso à Ciência, Tecnologia e Astronomia para todas as crianças e jovens do mundo. Voa, Raul!
Ciberia // The Greenest Post