Orcas removem cirurgicamente órgãos de tubarões-brancos – e surpreendem cientistas

Marine Dynamics / Dyer Island Conservation Trust

Grande tubarão-branco esquartejado por baleias assassinas na África do Sul

Grande tubarão-branco esquartejado por baleias assassinas na África do Sul

Nos últimos meses, quatro grandes tubarões-brancos foram encontrados esquartejados, sem os respectivos fígados, como se tivessem sido arrancados por um cirurgião treinado. Uma vaga de violência cometida por orcas que está surpreendendo os cientistas.

A África do Sul foi palco, recentemente, de pelo menos quatro ataques deste gênero, depois de quatro grandes tubarões-brancos terem sido encontrados mortos, sem o fígado e partes de outras vísceras. Os tubarões teriam sido atacados por orcas.

O caso está deixando cientistas da área estupefatos, pois é “a primeira vez que um tubarão-branco é dissecado depois de predação orca, surpreendendo pesquisadores e amantes de tubarões”, afirma o Fundo de Conservação da Ilha de Dyer (DICT, na sigla original em inglês) da África do Sul, em nota.

Orcas têm o fígado como alvo

No dia 24 de junho, cientistas do Fundo foram chamados para o quarto caso de um tubarão-branco encontrado esquartejado na praia Pearly, em Gansbaai, no sudoeste da África do Sul.

O animal tinha 4,1 metros de comprimento, não tinha o fígado, nem os testículos, nem o estômago, e ainda sangrava. A suspeita é de que estaria morto há poucos dias, conforme revela a bióloga do DICT, Alison Towner, citada na página do Fundo.

“Este é o quarto tubarão-branco morto documentado desde maio que podemos relacionar com a predação orca”, informa Alison Towner citada no perfil do Facebook da Marine Dynamics, empresa que se dedica à organização de visitas turísticas de mergulho na chamada “gaiola de tubarão”, para observação dos assustadores e perigosos animais.

A Marine Dynamics, que atua particularmente na zona de Gansbaai, conhecida por ser um “ponto quente” para ver de perto os grandes tubarões-brancos, também foi chamada para a recolha dos três outros casos de animais atacados.

Durante o passado mês de maio, foram encontrados mortos uma tubarão-branco fêmea de 4,9 metros e dois machos de 3,6 e 4,5 metros.

Os três animais também não tinham o fígado e apresentavam feridas consistentes com “predação orca”, conforme o DICT, salientando que as baleias assassinas “atacam e atordoam o tubarão em uma imobilidade tônica e o fígado flutuante sobe à superfície através da lesão”.

Isto parece indiciar que as orcas teriam visado especificamente o fígado, cujo óleo e gordura são ricos em nutrientes, embora faltasse também um coração de um dos tubarões e os testículos e o estômago de outro.

Superpredadores que agem quase como os humanos

As responsáveis pelos ataques a grandes tubarões-brancos seriam duas orcas avistadas nas costas de Gansbaai.

E se os ataques de orcas a tubarões-brancos não são propriamente inéditos, o que surpreende é o fato de terem se repetido em tão curto espaço de tempo. As orcas não têm por hábito caçar estes grandes animais regularmente, conforme destaca a Fox News o diretor do Programa de Pesquisa de Tubarões da Flórida (EUA), George Burgess.

Entretanto, estes superpredadores da família dos golfinhos “são conhecidos por terem uma cultura, muito como os humanos, e diferentes culturas de orcas se especializam em diferentes presas e em diferentes estratégias de caça”, salienta o cientista marinho Boris Worm, da Universidade Dalhousie na Nova Escócia, no Canadá.

E se o tubarão-branco é uma presa difícil, fruto do seu poderio e tamanho, “as orcas (como os humanos) usam estratégias de caça de grupo que podem levar a melhor sobre quase qualquer presa”, destaca Worm.

As orcas machos maiores podem atingir mais de nove metros de comprimento, bem mais do que os tubarões-brancos que são considerados uma espécie vulnerável, com os números de indivíduos da espécie diminuindo de forma preocupante.

Além de serem caçados por esporte ou pelas suas barbatanas e dentes, de ficarem acidentalmente presos em redes de pesca, os grandes tubarões-brancos estão agora também ameaçados pela “fome” das orcas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …