Orcas removem cirurgicamente órgãos de tubarões-brancos – e surpreendem cientistas

Marine Dynamics / Dyer Island Conservation Trust

Grande tubarão-branco esquartejado por baleias assassinas na África do Sul

Grande tubarão-branco esquartejado por baleias assassinas na África do Sul

Nos últimos meses, quatro grandes tubarões-brancos foram encontrados esquartejados, sem os respectivos fígados, como se tivessem sido arrancados por um cirurgião treinado. Uma vaga de violência cometida por orcas que está surpreendendo os cientistas.

A África do Sul foi palco, recentemente, de pelo menos quatro ataques deste gênero, depois de quatro grandes tubarões-brancos terem sido encontrados mortos, sem o fígado e partes de outras vísceras. Os tubarões teriam sido atacados por orcas.

O caso está deixando cientistas da área estupefatos, pois é “a primeira vez que um tubarão-branco é dissecado depois de predação orca, surpreendendo pesquisadores e amantes de tubarões”, afirma o Fundo de Conservação da Ilha de Dyer (DICT, na sigla original em inglês) da África do Sul, em nota.

Orcas têm o fígado como alvo

No dia 24 de junho, cientistas do Fundo foram chamados para o quarto caso de um tubarão-branco encontrado esquartejado na praia Pearly, em Gansbaai, no sudoeste da África do Sul.

O animal tinha 4,1 metros de comprimento, não tinha o fígado, nem os testículos, nem o estômago, e ainda sangrava. A suspeita é de que estaria morto há poucos dias, conforme revela a bióloga do DICT, Alison Towner, citada na página do Fundo.

“Este é o quarto tubarão-branco morto documentado desde maio que podemos relacionar com a predação orca”, informa Alison Towner citada no perfil do Facebook da Marine Dynamics, empresa que se dedica à organização de visitas turísticas de mergulho na chamada “gaiola de tubarão”, para observação dos assustadores e perigosos animais.

A Marine Dynamics, que atua particularmente na zona de Gansbaai, conhecida por ser um “ponto quente” para ver de perto os grandes tubarões-brancos, também foi chamada para a recolha dos três outros casos de animais atacados.

Durante o passado mês de maio, foram encontrados mortos uma tubarão-branco fêmea de 4,9 metros e dois machos de 3,6 e 4,5 metros.

Os três animais também não tinham o fígado e apresentavam feridas consistentes com “predação orca”, conforme o DICT, salientando que as baleias assassinas “atacam e atordoam o tubarão em uma imobilidade tônica e o fígado flutuante sobe à superfície através da lesão”.

Isto parece indiciar que as orcas teriam visado especificamente o fígado, cujo óleo e gordura são ricos em nutrientes, embora faltasse também um coração de um dos tubarões e os testículos e o estômago de outro.

Superpredadores que agem quase como os humanos

As responsáveis pelos ataques a grandes tubarões-brancos seriam duas orcas avistadas nas costas de Gansbaai.

E se os ataques de orcas a tubarões-brancos não são propriamente inéditos, o que surpreende é o fato de terem se repetido em tão curto espaço de tempo. As orcas não têm por hábito caçar estes grandes animais regularmente, conforme destaca a Fox News o diretor do Programa de Pesquisa de Tubarões da Flórida (EUA), George Burgess.

Entretanto, estes superpredadores da família dos golfinhos “são conhecidos por terem uma cultura, muito como os humanos, e diferentes culturas de orcas se especializam em diferentes presas e em diferentes estratégias de caça”, salienta o cientista marinho Boris Worm, da Universidade Dalhousie na Nova Escócia, no Canadá.

E se o tubarão-branco é uma presa difícil, fruto do seu poderio e tamanho, “as orcas (como os humanos) usam estratégias de caça de grupo que podem levar a melhor sobre quase qualquer presa”, destaca Worm.

As orcas machos maiores podem atingir mais de nove metros de comprimento, bem mais do que os tubarões-brancos que são considerados uma espécie vulnerável, com os números de indivíduos da espécie diminuindo de forma preocupante.

Além de serem caçados por esporte ou pelas suas barbatanas e dentes, de ficarem acidentalmente presos em redes de pesca, os grandes tubarões-brancos estão agora também ameaçados pela “fome” das orcas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …