China fecha 40% das fábricas do país para voltar a ver as estrelas

chicoluz / Flickr

Poluição na cidade de Cantão, na China

A China está fechando todas as suas fábricas que violam os padrões de emissões de poluição. Já são dezenas de milhares de fábricas fechadas, em um enorme esforço para enfrentar os problemas de poluição catastrófica da nação.

As estimativas sugerem que 40% das fábricas da China foram temporariamente fechadas por inspetores de segurança, com responsáveis por mais de 80.000 fábricas tendo que responder a infrações penais por violar os limites de emissões no ano passado.

A campanha de um mês coincide com o anúncio feito a semana passada, durante o Congresso do Partido Comunista, do plano de reduzir a concentração de partículas perigosas, chamadas PM2.5, de 47 microgramas por metro cúbico em 2016 para 35 microgramas até 2035.

“Será muito difícil atingir o objetivo, e precisamos fazer maiores esforços para alcançá-lo”, afirma o ministro da Proteção Ambiental, Li Ganjie. Os esforços modernos da China para combater a poluição doméstica tiveram início em 2013, quando a nação anunciou 10 medidas para limpar o ar do país, incluindo a redução das emissões de indústrias altamente poluidoras em 30% até o final de 2017.

Para ajudar a atingir seus objetivos, a China aumentou as inspeções em fábricas e usinas elétricas nos últimos dois anos em várias províncias, para garantir que milhares de empresas não violem as leis de emissões.

“Esses inspetores vão às fábricas para inspeções surpresa”, diz o consultor da cadeia de suprimentos Gary Huang, da 80/20 Sourcing. “Eles estão instituindo multas diárias, e, nos casos mais graves, aplicação criminal. As pessoas estão sendo colocadas na prisão”.

As ações – que poderiam trazer consigo o risco de prejudicar o forte crescimento econômico da China, apesar das negativas do governo – não só resultarão em céus mais azuis. Espera-se que, ao reprimir os poluidores, a China também terá água mais limpa, terá uma vasta gama de benefícios ecológicos – e claro, respirará com mais facilidade.

“Para as áreas que sofreram danos ecológicos, seus líderes e quadros serão responsabilizados”, garante o vice-diretor do Escritório do Grupo Líder Central de Assuntos Financeiros e Econômicos do Partido Comunista, Yang Weimin. “Nosso povo poderá ver estrelas à noite e ouvir pássaros cantar”.

Em invernos anteriores, as autoridades municipais foram instruídas a fechar as empresas algumas semanas por vez, mas com as metas de 2017 a poucos meses de distância, a China está fechando os poluidores a uma taxa que Li chama de “sem precedentes”.

“Essas campanhas especiais não são únicas. Em vez disso, são uma exploração de mecanismos de longo prazo”, anunciou Li esta semana. “Elas provaram ser eficazes, então vamos continuar com essas medidas”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …