China fecha 40% das fábricas do país para voltar a ver as estrelas

chicoluz / Flickr

Poluição na cidade de Cantão, na China

A China está fechando todas as suas fábricas que violam os padrões de emissões de poluição. Já são dezenas de milhares de fábricas fechadas, em um enorme esforço para enfrentar os problemas de poluição catastrófica da nação.

As estimativas sugerem que 40% das fábricas da China foram temporariamente fechadas por inspetores de segurança, com responsáveis por mais de 80.000 fábricas tendo que responder a infrações penais por violar os limites de emissões no ano passado.

A campanha de um mês coincide com o anúncio feito a semana passada, durante o Congresso do Partido Comunista, do plano de reduzir a concentração de partículas perigosas, chamadas PM2.5, de 47 microgramas por metro cúbico em 2016 para 35 microgramas até 2035.

“Será muito difícil atingir o objetivo, e precisamos fazer maiores esforços para alcançá-lo”, afirma o ministro da Proteção Ambiental, Li Ganjie. Os esforços modernos da China para combater a poluição doméstica tiveram início em 2013, quando a nação anunciou 10 medidas para limpar o ar do país, incluindo a redução das emissões de indústrias altamente poluidoras em 30% até o final de 2017.

Para ajudar a atingir seus objetivos, a China aumentou as inspeções em fábricas e usinas elétricas nos últimos dois anos em várias províncias, para garantir que milhares de empresas não violem as leis de emissões.

“Esses inspetores vão às fábricas para inspeções surpresa”, diz o consultor da cadeia de suprimentos Gary Huang, da 80/20 Sourcing. “Eles estão instituindo multas diárias, e, nos casos mais graves, aplicação criminal. As pessoas estão sendo colocadas na prisão”.

As ações – que poderiam trazer consigo o risco de prejudicar o forte crescimento econômico da China, apesar das negativas do governo – não só resultarão em céus mais azuis. Espera-se que, ao reprimir os poluidores, a China também terá água mais limpa, terá uma vasta gama de benefícios ecológicos – e claro, respirará com mais facilidade.

“Para as áreas que sofreram danos ecológicos, seus líderes e quadros serão responsabilizados”, garante o vice-diretor do Escritório do Grupo Líder Central de Assuntos Financeiros e Econômicos do Partido Comunista, Yang Weimin. “Nosso povo poderá ver estrelas à noite e ouvir pássaros cantar”.

Em invernos anteriores, as autoridades municipais foram instruídas a fechar as empresas algumas semanas por vez, mas com as metas de 2017 a poucos meses de distância, a China está fechando os poluidores a uma taxa que Li chama de “sem precedentes”.

“Essas campanhas especiais não são únicas. Em vez disso, são uma exploração de mecanismos de longo prazo”, anunciou Li esta semana. “Elas provaram ser eficazes, então vamos continuar com essas medidas”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …